Como Os Ambientes De Trabalho Autocrático E Democrático Diferem De Um Local De Trabalho Laissez-Faire?

Autor: | Ultima Atualização:

Seu estilo de liderança influencia o desempenho de seus funcionários…

Qual é o sinal de um bom líder? Acéfalo. Alguém que os funcionários querem seguir. A maneira como você lidera afeta significativamente a produtividade, a eficácia, a atitude e a auto-estima de seus funcionários. Seja sua abordagem autocrática, democrática ou laissez-faire, ter consciência de seu estilo de liderança e suas conseqüências é fundamental para o seu sucesso como líder.

Importância do Estilo de Liderança

O estilo de liderança não é o único fator que influencia nível de desempenho e satisfação no trabalho do funcionário, mas é importante. E a maioria dos gerentes não está plenamente ciente de quão abrangente é esse impacto, não apenas no indivíduo, mas no clima organizacional como um todo. O papel de um líder em uma organização pode abranger muitas coisas. Por exemplo, pode-se esperar que alguns líderes estimulem as coisas, criem uma mudança cultural. Algumas organizações estão procurando um líder para ficar inativo; outros, proativos. Esses fatores, combinados com tipos de pessoal e dinâmica de grupo, exigem diferentes tipos de líderes. Qual deles é você?

Líderes Autocráticos

Pense no Diabo Veste Miranda Priestly de Prada encontra Martha Stewart. Líderes autocráticos colocam desempenho e produtividade acima das pessoas. Eles não têm confiança ou respeito por seus subordinados, e confiam no medo, manipulação e intimidação para obter resultados. É uma rua de comunicação unidirecional com o líder autocrático porque ela vê seu papel como o pensador e planejador, e todos os outros, os obedientes. A conseqüência do estilo autocrático é um ambiente de ressentimento com atitudes ruins, altas taxas de rotatividade, baixo comparecimento e moral zero.

Líderes Democráticos

Uma empresa como o Google promove uma cultura de trabalho que encoraja contribuições práticas e interação direta com os líderes da empresa. Um líder democrático é um gerente colaborativo que valoriza o desempenho e as pessoas e convida opiniões e comentários de seus funcionários, onde eles podem se sentir valorizados por sua criatividade e talentos. O resultado de um estilo democrático é uma cultura aberta e flexível, onde a produtividade é alta e a rotatividade é mínima.

Líderes da Laissez-Faire

Se você se considera um líder laissez-faire, o líder Em caso de problemas próprios, mas de ficar fora do problema, você pode não estar fazendo nenhum favor a seus funcionários. Praticando uma abordagem de delegação para gerenciar pessoas, os líderes do laissez-faire atribuem a mesma importância às pessoas e à produtividade - baixa. Eles deixam o pensamento para seus funcionários, se comunicam apenas quando necessário e geralmente ficam fora de vista. Independência é uma coisa boa, mas muita coisa pode ser um assassino de carreira para o seu pessoal. Quando as pessoas ficam sem direção, elas podem se tornar desinteressadas, insatisfeitas com sua carreira, desmotivadas e, em última instância, improdutivas.