Como Os Dividendos Sobre Ações Preferenciais Afetam O Cálculo Do Eps

Autor: | Ultima Atualização:

Saber como calcular o EPS beneficiará cada investidor

O lucro por ação (EPS) é uma figura-chave em finanças. Mede quanto lucro a empresa fez para cada ação comum. Uma ação ordinária é a unidade de propriedade mais básica de uma corporação e autoriza o proprietário a receber uma parte dos lucros da empresa. Os acionistas comuns ficam atentos ao EPS, porque quanto mais a empresa ganha, mais pode ser pago como dividendos. Os acionistas preferenciais, por outro lado, recebem um valor fixo por ação a cada ano, independentemente dos lucros da empresa. Uma vez que os acionistas preferenciais devem ser pagos integralmente antes que os acionistas ordinários possam receber quaisquer dividendos, você deve subtrair os dividendos preferenciais da receita líquida da empresa para calcular EPS para ações ordinárias.

Ações Preferenciais vs. Ordinárias

Grandes corporações tendem a emitir dois tipos de ações: ações ordinárias e preferenciais. Ações ordinárias dão direito ao dono de votar na assembléia anual de acionistas, enquanto os membros do conselho de administração são eleitos, e outras questões importantes, como fusões com outras empresas, são abertas ao voto dos acionistas. Os acionistas ordinários também recebem uma parte dos lucros da empresa se o conselho decidir distribuir um dividendo de ações ordinárias. Os acionistas preferenciais não podem votar na assembléia de acionistas e têm direito a um pagamento anual fixo para cada ação preferencial que detêm. Não importa quanto dinheiro a empresa faça, os acionistas preferenciais não podem receber mais do que esse montante fixo.

Dividendos preferenciais

Cada ação preferencial tem um valor nominal e uma taxa de cupom. O valor de face é o preço de emissão original da ação, enquanto a taxa de cupom é a porcentagem do valor de face que o acionista será pago a cada ano. Se, por exemplo, a ação tiver um valor nominal de US $ 50 e uma taxa de cupom de 8%, o detentor de uma dessas ações receberá 8% de US $ 50 ou US $ 4 por ano. Se a empresa emissora estiver pagando um único cupom todo ano, o acionista receberá US $ 4 uma vez. No caso de pagamentos de cupons semestrais, o acionista receberá US $ 2 por ação, duas vezes por ano.

Status preferencial

A razão pela qual as ações preferenciais recebem esse nome é que elas têm prioridade sobre as ações ordinárias. A empresa não pode legalmente pagar um dividendo aos detentores de ações ordinárias até que os acionistas preferenciais sejam pagos integralmente. No caso de processos de falência, também, os acionistas preferenciais devem receber o valor nominal total de suas ações antes que os acionistas ordinários possam receber o dinheiro da venda dos ativos. Portanto, você deve determinar o valor líquido devido aos acionistas preferenciais e subtrair esse valor do lucro líquido. Só então você chegará ao montante do lucro que pode ser legalmente distribuído aos acionistas comuns.

Exemplo

Suponha que a empresa tenha ganho US $ 10 milhões durante o ano passado e tenha 2 milhões de ações ordinárias e 1 milhão de ações preferenciais. Além disso, suponha que cada ação preferencial tenha um valor nominal de $ 50 e uma taxa de cupom de 8%. Vamos calcular o EPS para ações ordinárias. Tenha em mente que o EPS é relevante somente para acionistas ordinários, uma vez que os acionistas preferenciais já sabem o que receberão. Cada ação preferencial será paga US $ 4 por ano. O total em dinheiro a pagar a todos os acionistas preferenciais é de 1 milhão de vezes US $ 4, ou US $ 4 milhões. Subtrair esse valor do lucro líquido da empresa resulta em US $ 6 milhões. Seis milhões dividido por 2 milhões, que é o número de ações ordinárias, resulta em um EPS de US $ 3 para ações ordinárias.