Como A Teoria Do Condicionamento Operante De Skinner Poderia Ser Útil No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

O aprendizado dos funcionários pode ser condicionado de certas maneiras.

Você provavelmente conhece os princípios do condicionamento operante ou os aplicou sem conectá-los ao BF Skinner. Em termos simples, Skinner propôs que o estudo do comportamento humano deveria ser baseado em ações e conseqüências observáveis. No que ele se referiu como "condicionamento operante", o comportamento que é reforçado tende a ser repetido, enquanto o comportamento que não é reforçado supostamente tende a desaparecer. Embora Skinner tenha experimentado animais, o princípio do condicionamento operante pode ser encontrado em muitos contextos, incluindo o local de trabalho

Condicionamento do Operante em Organizações

Como o condicionamento operante é essencialmente uma forma de aprendizado, ele pode ser útil em muitos diferentes contextos. Você pode realmente conhecer exemplos de sua própria experiência de trabalho, mas não se refere a eles como condicionamento operante. Os empregadores usam condicionamento para melhorar o comportamento desejado e suprimir outro, implementando recompensa e punição, respectivamente. Em um artigo publicado no Journal of General Management, os pesquisadores relataram um exemplo que mostra que os princípios do condicionamento operante devem ser empregados com sabedoria. Em uma empresa da Fortune 500, os gerentes elogiavam os funcionários regularmente. Como resultado, porque os funcionários sentiam que o elogio não era sincero, discussões criativas e inovadoras com os gerentes tornaram-se menos frequentes.

Reforço positivo

Os empregadores podem fazer uso do reforço positivo de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, se os funcionários escolherem refeições mais saudáveis ​​no refeitório porque, então, tendem a ser mais produtivos após o horário de almoço, o empregador pode incentivar essa escolha, o que é chamado de reforço positivo. Uma boa maneira seria introduzir um sistema que registrasse quantas vezes um funcionário escolheu uma refeição saudável e a recompensaria após 10 refeições completas. Com esse método, os funcionários acabam desenvolvendo um hábito que poderia influenciar positivamente sua produtividade após o almoço

Reforço negativo

Outras áreas em que o condicionamento pode ser útil são as vendas ou a gestão de RH. As organizações, por exemplo, estão frequentemente preocupadas com o aumento das vendas. Reforços positivos, como um sistema de bônus ou opções de partes interessadas, são freqüentemente implementados para incentivar os funcionários a serem mais eficientes em vendas. No entanto, idealmente, você não precisaria desses instrumentos. Com o reforço negativo, você reteria um estímulo desagradável, por exemplo, workshops obrigatórios fora do horário de expediente que são projetados para ajudar os funcionários a aumentar as vendas. Se os funcionários sabem que precisam participar dessas oficinas se não atingirem suas metas de vendas, isso provavelmente reforçará um comportamento mais produtivo.

Extinção de Comportamento Indesejável

Punir funcionários por comportamento indesejável pode ser problemático, já que poderia levar a um comportamento ainda mais indesejável, por exemplo, desafio, boicote, sabotagem do local de trabalho, etc. O que muitas vezes é esquecido é o papel central da administração no reforço do comportamento dos empregados. Por exemplo, se a administração se comporta de maneira antiética, isso pode ser um reforço para que os funcionários também se comportem de forma antiética. Pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida publicaram resultados de estudos no International Journal of Hospitality Management que confirmam a importância da liderança dos executivos para o comportamento dos funcionários, neste caso os gerentes de nível médio. Servir como modelo ajudará a administração a extinguir o comportamento indesejável dos funcionários.