Como A Inadimplência Afeta Sua Pontuação De Crédito

Autor: | Ultima Atualização:

A inadimplência pode torná-lo uma perspectiva ruim para crédito futuro.

Qualquer fatura ou empréstimo que seja “não recuperável” ou não tenha chance de ser pago, é considerado uma dívida ruim. Um negócio normalmente faz várias tentativas de cobrar uma dívida antes de classificá-la como tal. Os consumidores que têm uma ou mais dívidas podres verão um impacto negativo em sua pontuação de crédito, o que pode prejudicar suas perspectivas de solicitação de empréstimos e produtos financeiros no futuro.

Tipo de Dívida

Todo tipo de dívida acarreta uma determinada quantidade de peso com as agências de notação de crédito. As agências de classificação de crédito são responsáveis ​​por tabular os perfis de empréstimos dos indivíduos. Uma pontuação de crédito é um valor numérico relacionado aos tipos de empréstimos que foram estendidos e à sua pontualidade no pagamento desses empréstimos de acordo com os termos da instituição financeira. Embora não exista uma fórmula específica para calcular exatamente o quanto uma inadimplência específica reduzirá seu rating de crédito, normalmente, quanto maior o valor do empréstimo, maior o impacto. Por exemplo, se você tem uma dívida inadimplente no consultório de um dentista no valor de US $ 100 e uma inadimplência com uma empresa de leasing de veículos por US $ 25.000, a dívida de maior valor terá um impacto maior em seu rating de crédito.

Circunstâncias Dívida

Nem todas as dívidas incobráveis ​​são consideradas iguais aos olhos dos credores ou aos olhos das agências de informação de crédito. Algumas dívidas incobráveis ​​são dívidas parciais em que um consumidor faz um acordo com o órgão emissor de crédito para pagar uma parte do valor total devido em troca do perdão do saldo do empréstimo. Às vezes referido como um "desconto", um exemplo de débito ruim parcial é um cartão de crédito com saldo de US $ 25.000. Se um consumidor estiver regularmente inadimplente em pagamentos ou cessar a realização de pagamentos, a empresa de cartão de crédito poderá oferecer a opção de pagar uma quantia menor em um pagamento único. Se, por exemplo, o consumidor concordar com um pagamento de US $ 15.000, a empresa de crédito cobrará o saldo restante e o consumidor não será mais responsável por pagamentos adicionais. Os $ 10.000 restantes são considerados uma dívida ruim ou irrecuperável para a empresa de cartão de crédito, e serão reportados às agências de relatórios de crédito como tal. Tais acordos incluem tipicamente uma notação de que a dívida foi liquidada por menos que o saldo total. Embora isso ainda tenha um impacto negativo em seu rating de crédito, ele não será tão significativo quanto se você deixar que todo o saldo de uma obrigação financeira seja classificado como inadimplência.

Explicação para devedores duvidosos

Enquanto possível referência a credores sua pontuação de crédito para determinar o valor do crédito, você tem o direito de incluir explicações para a inadimplência que aparece em seu relatório de crédito. Por exemplo, se você tiver uma conta conjunta com seu cônjuge e seu cônjuge morrer, deixando você incapaz de pagar sua dívida, a conta pode entrar em situação de inadimplência. Ao solicitar crédito no futuro, você pode consultar a anotação em seu relatório de crédito e explicar as circunstâncias que levaram ao não pagamento. Embora uma explicação razoável não altere sua pontuação de crédito, ela pode mudar a maneira como uma agência emissora de crédito vê sua capacidade de crédito.

Prevenção contra inadimplência

A inadimplência pode ser evitada pagando todas as dívidas no prazo e comunicando diretamente com os credores quando o reembolso da dívida não é possível. As empresas podem estar dispostas a oferecer um plano de pagamento ou estender a duração de um empréstimo, tornando os pagamentos mensais menores e mais gerenciáveis.