Como Os Ácidos Linoléico E Linolênico São Importantes?

Autor: | Ultima Atualização:

Ácidos graxos essenciais em nozes e sementes são importantes para a saúde do tecido nervoso.

Os ácidos linoléico e linolênico são ácidos graxos poliinsaturados chamados ácidos graxos essenciais. Você pode obter ácidos linoléico e linolênico das gorduras em vegetais, nozes e sementes em sua dieta. O ácido linoléico é chamado de ácido graxo ômega-6 e o ​​ácido linolênico é chamado de ácido graxo ômega-3. Em seu corpo, o ácido linoléico é usado para a produção de outro ácido graxo ômega-6 chamado ácido araquidônico, e o ácido linolênico é usado para a produção de outro ácido graxo ômega-3 chamado ácido docosahexanóico.

Ácidos Graxos Essenciais

O ácido linoléico e o ácido linolênico são chamados ácidos graxos essenciais porque não podem ser produzidos em seu corpo e você deve obtê-los de sua dieta. Ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico também são essenciais para o seu corpo, mas eles podem ser feitos a partir do ácido linoléico e ácido linolênico em sua dieta. O ácido araquidônico é produzido em todos os tecidos, mas o fígado produz a maior parte do ácido docosahexaenóico. O ácido docosahexaenóico é transportado do fígado para o cérebro e outros tecidos pelo sangue.

Desenvolvimento inicial

A conversão de ácido linolênico em ácido docosahexaenóico no fígado fetal e infantil é insuficiente para apoiar o desenvolvimento do tecido nervoso nos estágios iniciais vida. Portanto, o ácido docosahexaenóico materno é transportado através da placenta até a criança em desenvolvimento, e o ácido docosahexaenóico também está presente no leite materno. O ácido docosahexaenóico é utilizado na formação de tecido nervoso e na camada de gordura que isola o tecido nervoso. A deficiência de ácido docosahexaenóico durante o desenvolvimento pode prejudicar a cognição e levar a problemas comportamentais em seu filho em crescimento. Por exemplo, uma deficiência de ácido docosahexaenóico está associada ao distúrbio de hiperatividade com déficit de atenção em crianças

Eicosanóides

O ácido linoléico, o ácido linolênico, o ácido araquidônico e o ácido docosahexaenóico são armazenados nas células do tecido, onde podem ser liberados. convertido em uma classe muito complexa e diversificada de moléculas chamadas eicosanóides. Os eicosanóides têm controle regulatório sobre muitas das atividades do seu corpo, incluindo imunidade, coagulação sanguínea, função do sistema nervoso, reprodução e inflamação. Em geral, o ácido linoléico e o ácido araquidônico são convertidos em eicosanóides que promovem a inflamação associada à dor, febre, artrite, doença cardiovascular e infecção. Em contraste, o ácido linolênico e o ácido docosahexaenóico são convertidos em eicosanóides que tendem a subjugar os processos de inflamação.

Envelhecimento

Ácido linoleico e ácido araquidônico são ácidos graxos ômega-6, enquanto ácido linolênico e ácido docosahexaenóico são ômega-3 ácidos graxos. Os dois subtipos de ácidos graxos ômega não são interconvertíveis em seu corpo. Tente equilibrar a proporção de gorduras ômega-6 e ômega-3 em sua dieta. Esforçar-se para equilibrar essa proporção em direção à igualdade pode reduzir seu risco de desenvolver muitas doenças associadas ao envelhecimento, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer. A inclusão de uma fonte de ácido docosahexaenóico em sua dieta, como frutos do mar do oceano, pode retardar o declínio cognitivo e diminuir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer com a idade.