Como As Classificações De Títulos São Determinadas?

Autor: | Ultima Atualização:

Um rating de títulos pode ajudar a avaliar se o título vai ou não ser recompensado.

Os títulos são uma maneira de ajudá-lo a entender o risco financeiro em um determinado título questão. Nem todos os títulos têm ratings, mas muitos o fazem. Os emissores de títulos pagam agências de rating de terceiros, como a Standard & Poor's, para fazer avaliações objetivas do risco de um título e para transmiti-lo de maneira compreensível aos investidores. Embora não sejam infalíveis, as classificações de títulos fornecem uma informação importante para os investidores que compram títulos.

Saúde financeira

Um rating de títulos baseia-se principalmente na saúde financeira do emissor. As agências de classificação baseiam suas opiniões em várias métricas financeiras, assim como um banco faria se pedisse dinheiro emprestado. Os fatores que entram na análise da saúde financeira de um título incluem o montante de renda que um tomador tem de pagar o título e a moeda em que o título é emitido. Qualquer garantia usada como base de pagamento do título também é revisada. As agências de classificação também consideram a disposição de um emissor de pagar a obrigação

Estrutura de capital

Só porque um tipo de título recebe uma classificação alta não significa todos os títulos emitidos por uma empresa. Diferentes tipos de títulos podem ter ratings maiores ou menores baseados em sua senioridade na estrutura de capital. Se uma empresa encontrar dificuldades financeiras, os valores mobiliários na parte inferior só são pagos após os que estão no topo e, portanto, podem ter classificações mais baixas. A dívida garantida sênior, ou dívida garantida por ativos específicos, é a primeira a receber o pagamento e normalmente recebe o maior rating. A maioria dos títulos não é respaldada por garantias específicas e são referidos como "não garantidos", ficando abaixo da dívida garantida. A dívida não garantida pode ser sénior ou júnior, com a dívida sénior a ter maior prioridade de reembolso e uma classificação potencialmente mais elevada.

Escala de classificação de obrigações

As três principais agências de classificação de obrigações são Standard & Poor's, Moody's e Fitch. Cada agência fornece 10 classificações principais de ratings para títulos, embora possam ser modificadas para cima ou para baixo em etapas menores. As quatro principais categorias de ratings são consideradas "grau de investimento" ou obrigações com classificação mais alta, enquanto as demais categorias são "sem grau de investimento". Para a Standard & Poor's e Fitch, os títulos com grau de investimento são classificados como AAA, AA, A ou BBB, de alto a baixo. A Moody's usa um sistema ligeiramente diferente, avaliando títulos de grau de investimento Aaa, Aa, A ou Baa. Títulos sem grau de investimento são mais vulneráveis ​​ao não pagamento baseado em questões econômicas ou financeiras, com ratings mais baixos refletindo uma maior probabilidade de inadimplência.

Upgrades e Downgrades

As classificações de títulos não são definitivas. As agências de classificação atualizam continuamente suas análises de empresas e emissões de títulos e podem atualizar ou rebaixar uma classificação a qualquer momento. Um upgrade de títulos geralmente desencadeia um aumento no valor de um título, uma vez que a maior probabilidade de pagamento tem valor. Os downgrades podem, da mesma forma, reduzir o preço dos títulos, à medida que os investidores vendem para evitar o risco de crédito.