Como A Absorção De Gordura Difere Da Dos Carboidratos

Autor: | Ultima Atualização:

As gorduras requerem processamento especial antes da absorção do seu sistema digestivo.

As gorduras e carboidratos em sua dieta fornecem a maior parte da energia necessária para alimentar os processos essenciais que mantêm seu corpo funcionando. Junto com proteínas dietéticas, gorduras e carboidratos também fornecem blocos de construção para manter a estrutura de todos os seus tecidos. Os produtos da digestão de carboidratos são açúcares simples que se dissolvem na água e são facilmente absorvidos pelas paredes do intestino delgado no sangue. Em contraste, os produtos da digestão de gordura são substâncias oleosas que requerem processamento e embalagem especiais antes de poderem ser transportadas no ambiente aquático do seu sangue e distribuídas aos seus tecidos.

Digestão

Amidos e gorduras devem ser divididos em unidades menores em um processo chamado digestão antes que eles possam ser absorvidos em seu sangue. Amidos são digeridos principalmente em um açúcar chamado maltose, que é duas moléculas de glicose ligadas entre si, pelas enzimas amilase presentes na saliva e sucos pancreáticos secretados em seu intestino delgado. Os sucos pancreáticos também contêm enzimas lipase que decompõem as gorduras da dieta, principalmente os triglicérides, em ácidos graxos e monoglicerídeos. A digestão de gorduras na dieta requer a emulsificação dos glóbulos de gordura em estruturas chamadas micelas pelos ácidos biliares e fosfolipídios presentes nas secreções biliares do fígado.

Absorção de Carboidrato

Uma enzima chamada maltase, residente na superfície das células que reveste o intestino delgado, divide a maltose em duas moléculas de glicose. Similarmente, a sacarose dietética, ou açúcar de mesa, é decomposta em uma molécula de glicose mais uma molécula de frutose por uma enzima chamada sacarase. A lactose, ou açúcar do leite, é decomposta em uma molécula de galactose mais uma molécula de glicose por uma enzima chamada lactase. Glicose, frutose e galactose são levados para as células intestinais através de canais transportadores e diretamente para o sangue.

Absorção De Gordura

Micelles shuttle emulsionou e digeriu as gorduras na sua parede intestinal. O colesterol requer uma proteína de transporte específica para a passagem para as células do seu intestino delgado. Em contraste, os ácidos graxos e monoglicerídeos podem se difundir livremente nas células intestinais. Uma vez lá dentro, os triglicerídeos são reformados a partir dos ácidos graxos digeridos e monoglicerídeos. Os triglicerídeos são então embalados com colesterol, fosfolipídios e proteínas em lipoproteínas muito grandes chamadas quilomícrons. Os quilomícrons passam através das células intestinais e são absorvidos pelos vasos linfáticos chamados lacteais. Os quilomícrons que transportam as gorduras de sua última refeição entram no sangue onde a linfa se esvazia nos vasos sangüíneos sob o ombro esquerdo.

Fibra dietética

A fibra dietética é um tipo de carboidrato encontrado em alimentos integrais que é indigesto em seu intestino delgado e ajuda a diminuir a taxa de absorção de gordura e carboidratos. Se você está tentando perder peso, a fibra ajuda a desencorajá-lo de comer demais, dando-lhe uma sensação de plenitude. Fibra também pode aumentar a quantidade de gordura dietética que passa através de seus intestinos não absorvidos e é excretada com suas fezes. Algumas formas de fibra indigerível são quebradas e fermentadas por bactérias que habitam o intestino grosso em ácidos graxos de cadeia curta, que são absorvidos pelo sangue e podem ser usados ​​no fígado para gerar energia.