Hemobartonella Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Obrigado por me manter dentro e usar o controle de pulgas em mim

Mais conhecida como anemia infecciosa felina, a hemobartonelose pode afetar qualquer gato exposto a pulgas ou carrapatos. A exposição pode não incomodar um gato saudável, mas gatos com sistema imunológico fraco ou que sofrem de doenças graves podem ficar muito doentes ou morrer. Proteger Kitty de descer com hemobartonelose não é tão difícil.

Hemobartonelose

Hemobartonelose é causada pela bactéria Mycoplasma haemofelis. Este parasita invade e destrói os glóbulos vermelhos de Kitty. Os gatos podem pegar o organismo através de picadas de pulgas, carrapatos ou mosquitos, brigas de gato ou qualquer situação em que haja uma troca de sangue de um portador infectado. Demora cerca de um mês desde o momento da exposição até Kitty apresentar quaisquer sintomas visíveis. Embora qualquer gato possa sofrer com a doença, na maioria das vezes atinge gatos machos não castrados que vagueiam ao ar livre.

Sintomas

Gatos com casos leves de hemobartonelose podem não apresentar nenhum sintoma. Em gatos mais severamente afetados, ou naqueles que também sofrem de leucemia felina, os sintomas de anemia infecciosa felina incluem perda de apetite, letargia, taquicardia e respiração aceleradas, além de sensibilidade ao toque devido à sensibilidade do corpo. Gatos podem apresentar icterícia, ou membranas mucosas pálidas ou amarelas. Alguns gatos podem ter febre alta. Isso é realmente uma boa notícia, porque a temperatura de morrer de gatos anêmicos cai drasticamente. Gatos gravemente afetados também podem entrar em choque.

Tratamento

O diagnóstico de hemobartonelos em gatos não é fácil, especialmente logo após a exposição. Seu veterinário precisa dos resultados do hemograma completo de Kitty, junto com sua leucemia felina ou o status do vírus da imunodeficiência felina. Se o seu veterinário diagnostica anemia infecciosa felina, ela pode prescrever antibióticos ou o prednisona esteróide. Se a anemia de Kitty é grave, ele pode precisar de uma transfusão de sangue. A maioria dos gatos se recupera com o tratamento, mas permanecem como portadores pelo resto de suas vidas. Isso também significa que eventos estressantes - como mudança, novas pessoas ou animais de estimação na casa, ou qualquer coisa que perturbe a Kitty - podem trazer uma recorrência. De acordo com o Manual Veterinário da Merck, aproximadamente um terço dos gatos seriamente afetados pela hemobartonelose morrerão sem tratamento veterinário

Prevenção

A melhor maneira de evitar que a Kitty sofra de anemia infecciosa felina é mantê-lo dentro de casa e usar preventivos mensais de pulgas e carrapatos mensais sobre ele. Não só fazê-lo um gato dentro protegê-lo de hemobartonelose, mas ele também não será exposto a outros vírus nocivos de outros felinos ou animais selvagens. Certifique-se de alimentá-lo com uma dieta saudável para manter seu sistema imunológico forte. Leve-o ao veterinário para check-ups anuais.