Efeitos Para A Saúde De Comer Tomates Crus

Autor: | Ultima Atualização:

Os tomates crus são bastante saudáveis, mas podem desencadear azia.

Os tomates são uma fruta cítrica levemente adocicada, embora muitas vezes sejam considerados vegetais e usados ​​em saladas . Nos Estados Unidos, não foi até meados do século XIX que os tomates crus se tornaram um alimento básico da dieta americana. Antes disso, a acidez do tomate era considerada tóxica e insalubre. Graças à moderna pesquisa médica, os tomates crus são agora considerados bastante saudáveis ​​devido aos antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras que contêm. No entanto, algumas pessoas são alérgicas a tomates crus e experimentam problemas gastrointestinais, como refluxo ácido.

Nutrientes em tomates crus

Um tomate cru de tamanho médio contém menos de 30 calorias, muito pouca gordura, sem colesterol, mais de 1 grama de fibra dietética e uma variedade de nutrientes essenciais. Por exemplo, o mesmo tomate fornece cerca de 40% da dose diária recomendada de vitamina C e aproximadamente 20% de vitamina A. O nutriente mais abundante no tomate e talvez o mais associado a benefícios para a saúde é o licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante e a principal razão pela qual os tomates são vermelhos. Curiosamente, os tomates cozidos e assados ​​fornecem mais licopeno por peso do que os tomates crus. Parece que o processo de cozimento torna o licopeno mais biodisponível para o seu corpo

Benefícios de saúde estabelecidos

Os benefícios de saúde estabelecidos do tomate cru estão relacionados principalmente à atividade antioxidante do licopeno, beta-caroteno e vitaminas C, A e E, bem como a presença de fibra solúvel. Os antioxidantes reduzem os danos causados ​​pela oxidação dos radicais livres, o que traz amplos benefícios para a saúde do sistema cardiovascular. Muitos estudos concluíram que o consumo de tomate reduz o risco de doenças cardíacas, aterosclerose e hipertensão, de acordo com o "Natural Standard Herb & Supplement Reference: Evidence Clinical Reviews." A fibra solúvel em tomate cru contribui para diminuir os níveis de colesterol no sangue. e redução do risco de artérias obstruídas. Além disso, qualquer fruta ou vegetal rico em vitamina C estimula a resposta imunológica e reduz o risco e a duração de infecções menores, como o resfriado comum.

Benefícios de saúde potenciais

Outros benefícios do consumo de tomates que não são tão claramente estabelecidos incluem risco reduzido de certos tipos de câncer, obesidade, diabetes tipo 2, osteoporose e pedras nos rins. Os cânceres de pulmão, estômago e próstata são os tipos que parecem se beneficiar mais dos nutrientes do tomate. Comer tomates crus também tem um efeito anti-inflamatório, que pode ser útil para condições auto-imunes, aumento da próstata e certos tipos de artrite

Potenciais Efeitos Nocivos

Comer tomates crus não é isento de armadilhas potenciais. Tomate cru é bastante ácido, o que pode agravar ou desencadear problemas gastrointestinais, como azia, doença de refluxo ácido ou doença de Crohn. Como tal, considere comer tomates crus com outros alimentos, como grãos integrais ou produtos lácteos, para reduzir o impacto ácido. Além disso, algumas pessoas são altamente alérgicas a tomates crus e outros produtos de tomate. Uma reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico comete certas proteínas nos alimentos como potenciais patógenos, o que desencadeia a liberação de anticorpos e histaminas. Uma alergia a tomates crus normalmente envolve dificuldade respiratória, inflamação na garganta e no rosto, corrimento nasal e comichão na pele.