Cabeça Balançando Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

A cabeça balançando pode ser causada por algo tão simples como ácaros da orelha

Se o seu gatinho começa a sacudir a cabeça, ela não se tornou agradável de repente. Cabeça balançando em gatos ocorre por muitas razões, algumas conhecidas, algumas desconhecidas, algumas simples e outras mais graves. Se seu gato começar a acenar com a cabeça cronicamente, peça ao veterinário para verificar e tratar a causa.

Problemas de ouvido

Quando seu gato começa a balançar e sacudir a cabeça, pode ser causado por algo tão simples como orelha ácaros ou pulgas. As criaturinhas desagradáveis ​​podem infestar as orelhas do seu gato, causando coceira, desconforto e possíveis infecções. Se não houver chance de um problema de pragas, outros problemas do ouvido, como uma infecção no ouvido ou doença, podem ser os culpados. O equilíbrio do seu gato pode ser eliminado se houver um problema com o ouvido interno, caso em que o balanço da cabeça será acompanhado por outros sintomas como vômito e inclinação para o lado que está enfrentando o problema.

Genética

A história genética do gato pode desempenhar um papel se ela desenvolver tremores na cabeça. Os pools genéticos de raça pura geralmente não são diversos o suficiente para manter os gatos saudáveis. Um bom exemplo é uma doença hereditária que aparece em gatos birmaneses, causando fraqueza nos músculos do pescoço, o que por sua vez causa o balanceamento da cabeça.

Reações de medicamentos

Reações às drogas ou superdoses podem causar não apenas balanços nas cabeças em gatos mas convulsões completas também. Seu gato individual pode ter uma reação ruim a um medicamento normalmente aprovado por gatos, mas os sintomas graves provavelmente ocorrerão se você der ao seu gato uma medicação que não seja aprovada para o tratamento de felinos. Pseudofedrina e efedrina, por exemplo, são medicamentos sem receita que você provavelmente tem em seu armário de remédios, mas não se sinta tentado a entregá-los ao seu gatinho para os fungos. Qualquer dose de pseudofedrina é uma overdose para um gato e não só fará com que a cabeça balance, mas também pode acelerar o ritmo cardíaco, elevar a pressão arterial e causar vômito. Reações de drogas e overdoses são sérias e podem resultar em morte, então nunca demore a levar seu gatinho para a clínica imediatamente.

Problemas cerebrais

A cabeça balançando em gatos pode resultar de problemas cerebrais - e as causas variam. Se o seu gato foi atingido por um carro ou caiu e bateu a cabeça, por exemplo, ela poderia ter um traumatismo cerebral que pode incluir cabeça balançando como um sintoma. As infecções no cérebro podem ser indicadas por sinais como a cabeça balançando, como pode o tecido cerebral anormal ou subdesenvolvido. Se o problema está em como o cérebro se desenvolveu, seu gato não manifestará de repente um problema de balançar a cabeça. Ela terá exibido o sintoma a partir de 6 semanas. Um defeito congênito no cérebro pode ser causado por uma infecção, desnutrição ou toxinas, contraídas ou encontradas enquanto a Mama Cat estava grávida. Filhotes nascidos com esses problemas cerebrais podem viver tanto quanto qualquer gato, mas precisarão de cuidados e atenção extras, já que eles são tipicamente deficientes para o desenvolvimento.