Discriminação No Estilo De Cabelo No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Penteados favorecidos por membros de um grupo minoritário podem ser alvo de discriminação.

A discriminação no local de trabalho é um problema sério. As leis federais que proíbem a discriminação por causa da idade, raça, sexo e religião protegem os trabalhadores de ambientes de trabalho hostis. Discriminação baseada no penteado de alguém não é abordada por lei federal. O cabelo é versátil, então você e seus amigos podem escolher muitos estilos e cores diferentes para ir trabalhar. Infelizmente, alguns penteados podem atrair atenção indesejada no local de trabalho. Uma política que escolhe estilos favorecidos por uma minoria racial ou étnica pode, entretanto, resultar em discriminação.

Discriminação

Discriminação significa tratar um indivíduo diferentemente com base em classe, raça, gênero ou outra característica quantificável. No entanto, as leis anti-discriminação não acompanham necessariamente o ambiente de trabalho em mudança. Uma forma mais sutil de discriminação ocorre quando os indivíduos são chamados para ter penteados fora da norma. Em alguns casos, os trabalhadores das minorias se tornam alvos de seus penteados étnicos. Como nenhuma lei especificamente se relaciona com os penteados das mulheres, as empresas são livres para escrever suas próprias políticas relacionadas à aparência.

Políticas da empresa

Quando se trata de policiar penteados no escritório, algumas empresas deixam para os supervisores interpretar a política da empresa. As empresas geralmente abordam os penteados nos manuais dos funcionários. O texto é geralmente vago, exigindo que os funcionários tenham uma aparência elegante ou evitem penteados extremos. Decidir o que é um penteado extremo é muito subjetivo. Empresas com uma imagem mais pública, como parques de diversões, podem proibir tranças, dreadlocks, cabelos coloridos e cortes extremos, como moicanos.

Discriminação no Penteado nas Notícias

Dreadlocks, tranças e afros são os penteados de escolha para muitos negros. Infelizmente, esses estilos criam um problema para os gerentes de recursos humanos encarregados de fazer com que os funcionários sigam as políticas da empresa. Quando os penteados se chocam com a empresa, surgem problemas. Em Fredericksburg, Virginia, dois agentes penitenciários foram ameaçados de demissão por seus penteados. Uma mulher usava cornrows enquanto a outra tinha dreadlocks. Ambos os estilos são curtos e recortados, mas foram informados de que sua aparência era considerada extrema. A política do funcionário proíbe especificamente esses penteados. Um incidente semelhante ocorreu na revista "Glamour" quando um editor associado fez comentários alertando contra o uso de penteados étnicos.

Evitando o assédio ao penteado

Adotar novos penteados é sempre divertido, mas há algumas ressalvas. Se você trabalha em um ambiente profissional ou tem um trabalho nos olhos do público, você pode querer verificar o manual do funcionário antes de tentar o último corte ou tingimento. No caso de diretrizes vagas, execute-o primeiro pelo seu gerente. Se você achar que o seu penteado não viola a política da empresa, mas está sofrendo discriminação, fale com seu representante de recursos humanos. A discriminação no local de trabalho é algo sério e não deve ser tolerada.