O Modelo De Crescimento De Gordon E A Teoria Financeira

Autor: | Ultima Atualização:

O modelo de crescimento de Gordon usa o valor temporal dos princípios monetários para determinar o preço atual das ações.

O que um investidor paga por uma ação é uma indicação do que ele espera receber desse estoque. Os investidores esperam dois tipos de fluxo de caixa ao comprar ações: o preço de mercado da ação no final do período de retenção e os dividendos que a empresa paga durante o período de manutenção. Assim, Myron J. Gordon, da Universidade de Toronto, desenvolveu o modelo de crescimento de Gordon baseado no modelo de desconto de dividendos que avalia uma ação de acordo com o valor descontado da soma desses dividendos futuros. Como as ações ordinárias não têm data de vencimento, o modelo de crescimento Gordon trata o valor atual da ação como igual ao valor presente dos dividendos futuros da ação por um período infinito.

Finalidade

Você usa o modelo de crescimento Gordon para determinar o valor intrínseco - o valor determinado pelos analistas, em vez do próprio mercado - das ações de uma empresa madura. Uma empresa madura é aquela que ultrapassou a fase de expansão durante a qual as empresas retornam os lucros às operações, em vez de pagar dividendos regulares. Você pode comparar o valor intrínseco da ação com a taxa de retorno exigida para determinar se o estoque é um investimento inteligente. Por exemplo, suponha que o valor intrínseco de uma ação seja de US $ 20 e seu valor de mercado seja de US $ 12. Se a sua margem de segurança, ou "colchão" preferido entre o valor intrínseco da ação e o valor de mercado, for de 40%, você comprará a ação a $ 12. Com um coeficiente de US $ 4,80 ou US $ 12 multiplicado por 40%, as ações podem cair US $ 4 e você ainda economizou - e potencialmente ganhou - US $ 4 ao preço de US $ 12.

Cálculo

De acordo com o crescimento de Gordon modelo, você avalia o estoque estimando os retornos que um acionista receberá ao longo do tempo. Como os fluxos de caixa são incertos e o estoque não tem data de vencimento predefinida, você não pode calcular um rendimento até o vencimento. Em vez disso, você deve estimar o preço da ação calculando o valor presente de uma série infinita de dividendos futuros. Você faz isso dividindo os dividendos esperados por ação em um ano pela diferença entre a taxa de retorno exigida pelo investidor e a taxa de crescimento dos dividendos. Por exemplo, suponha que uma ação paga um dividendo anual de US $ 10, que deve crescer 8% ao ano, e a taxa de retorno exigida pelo acionista é de 10%. O valor do estoque é igual a ($ 10 * (1 + 0,08) / (0,10 - 0,08) = $ 54.

Vantagens

Exigindo apenas três elementos - os dividendos esperados, a taxa de retorno exigida e taxa de crescimento de dividendos - o modelo de Gordon fornece um meio simples para calcular o valor de uma ação.Além disso, a relação assume que os dividendos crescem a uma taxa constante, o que simplifica o cálculo da taxa

Desvantagens

Ao assumir que os dividendos crescem a uma taxa constante, o crescimento de Gordon Esse índice ignora os vários fatores, como ganhos, que afetam o pagamento de dividendos de uma empresa, por isso o modelo é menos adequado para empresas em crescimento com dividendos flutuantes do que para empresas maduras, que têm maior probabilidade de ter um fluxo constante de pagamento de dividendos. Além disso, o modelo baseia seu cálculo no valor do dividendo esperado em um ano, o qual ignora qualquer variação periódica nos dividendos pagos.