Sintomas De Intolerância Ao Glúten Em Adultos

Autor: | Ultima Atualização:

Pães e outros produtos de grãos desencadeiam sintomas físicos e emocionais em indivíduos sem glúten.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Aumenta a textura da maioria dos pães, bolachas, massas e bolos. Também é encontrado em alimentos menos óbvios, como sopas e molhos. De acordo com a National Digestive Diseases Information Clearinghouse, cerca de uma em cada 133 pessoas nos Estados Unidos tem doença celíaca, um distúrbio autoimune que causa intolerância ao glúten e danos intestinais. Uma em cada 300 a 500 pessoas tem uma intolerância mais branda, que não causa danos permanentes. Se você desenvolver sintomas de intolerância ao glúten, procure orientação médica

Inchaço e dor

Sintomas de intolerância ao glúten variam em tipo e gravidade. Se você tem uma leve intolerância, pode sentir inchaço e dor abdominal súbita depois de ingerir alimentos contendo glúten. Em alguns casos, inchaço e cólicas são graves. Embora estes sintomas sejam particularmente comuns em crianças com doença celíaca, de acordo com o NDDIC, eles podem afetar adultos.

Diarréia e vômitos

Quando seu corpo não tolera glúten, considera a proteína tóxica. Como meio de livrar-se da substância nociva, seu sistema digestivo pode reagir expulsando alimentos ingeridos por diarréia ou vômito. A diarréia também pode resultar de cólicas abdominais relacionadas ao consumo de glúten. Se você tiver diarréia grave ou duradoura ou vômito, desidratação e perda de peso não intencional pode resultar.

Constipação

Constipação, ou ter menos de três evacuações por semana, é extremamente comum, de acordo com a NDDIC, e geralmente causada por uma dieta pobre em fibras ou em fluidos baixos. Se você é intolerante ao glúten, você pode experimentar constipação enquanto consome quantidades abundantes de fibras e água. Isso ocorre porque muitos alimentos ricos em fibras, como pães integrais e cereais, contêm glúten. A constipação pode aumentar outros sintomas de intolerância ao glúten, como inchaço e desconforto abdominal, e ocorrer cronicamente ou intermitente, entre episódios de diarréia.

Deficiências nutricionais

Se você tem doença celíaca, o glúten causa inflamação e atrofia ao trato intestinal . Isso reduz a capacidade do seu corpo de absorver calorias e nutrientes vitais, de acordo com a American Celiac Disease Alliance. Os adultos podem sentir anemia por deficiência de ferro inexplicável. Baixos níveis de ferro podem causar uma variedade de sintomas incômodos, como fadiga, tontura, fraqueza muscular, confusão mental e irritabilidade.

Dor articular

Com o tempo, a absorção reduzida de cálcio e vitamina D e a ingestão ou absorção calórica deficiente levar à perda óssea. Por esta razão, muitos adultos com doença celíaca experimentam dor óssea, dor nas articulações e, em casos graves, perda óssea e osteoporose - uma condição marcada por ossos frágeis. Quanto mais tempo você passar sem diagnóstico e tratamento adequado da doença celíaca, maior a probabilidade de ter osteoporose e outras complicações.

Depressão e ansiedade

A intolerância ao glúten pode interferir em seu humor de várias maneiras. Sintomas físicos podem causar estresse e ansiedade. Você pode se sentir ansioso em relação a comer, sabendo que a dor abdominal ou a diarréia podem se seguir, ou se sentir deprimido em relação aos sintomas crônicos que você ainda precisa entender. As deficiências nutricionais também podem interferir com o humor. Consumir poucos carboidratos, por exemplo, pode reduzir a capacidade do cérebro de produzir a serotonina do cérebro, de acordo com a Psychology Today, levando ao aumento da agitação e humor depressivo.

Problemas menstruais

Mulheres com doença celíaca podem experimentar períodos irregulares ou perdidos. Menstruação intensa também pode ocorrer e desencadear baixos níveis de ferro. Se você tiver esses sintomas, é particularmente importante procurar um diagnóstico adequado, diz o NDDIC, porque a doença celíaca pode ser confundida com anemia por deficiência de ferro relacionada à menstruação intensa. Irregularidades menstruais também podem contribuir para problemas de fertilidade.