Gengivite Em Gatinhos

Autor: | Ultima Atualização:

A gengivite deve ser tratada imediatamente para manter a saúde bucal do gatinho.

Com seus excessivos hábitos de higiene, você pode não se preocupar com a saúde bucal de seu filhote. No entanto, gatos com apenas 6 meses podem experimentar o estágio inicial da doença periodontal - gengivite. Proteja seu felino favorito da gengivite com cuidado domiciliar diário e uma ajuda do seu veterinário

Causas

A gengivite é comum em felinos mais velhos, mas a causa exata da gengivite juvenil é desconhecida. Os gatinhos podem adquirir gengivite mesmo com pouco acúmulo de tártaro, mas fatores como dentes apinhados, maus hábitos de mastigação, falta de saúde bucal, ingestão de alimentos moles, respiração bucal aberta e algumas doenças autoimunes podem aumentar o risco. Segundo o veterinário Arnold Plotnick, a genética pode ser um fator preponderante no desenvolvimento da gengivite em gatinhos, já que alguns puros são mais suscetíveis. Se o seu gatinho tiver gengivite, ele pode precisar de um pouco mais de TLC em casa para evitar a perda prematura do dente.

Sintomas

A gengivite pode tomar conta da boca do seu gatinho se não for tratada rapidamente. Inflamação grave, vermelhidão, inchaço, mau hálito e até sangramento podem ocorrer quando as gengivas, os dentes e a boca sofrem. Alguns gatinhos podem experimentar lesões dolorosas que podem ir para proliferar as gengivas. Você também pode perceber que seu gatinho está babando excessivamente. Quando a condição se torna grave o suficiente, seu gatinho pode parar de tentar comer. Ele só pode lamber a comida por medo da dor que a mastigação apresenta. Se a gengivite do seu gatinho não for tratada imediatamente, ele pode começar a perder dentes.

Tratamento

Se o seu gatinho tiver sido diagnosticado com gengivite, o seu veterinário pode sugerir limpeza profissional. Sob anestesia geral, o seu gatinho terá qualquer placa removida da superfície dos dentes e das superfícies radiculares limpas. Dentes superlotados podem ser removidos para evitar o acúmulo de alimentos e tarter. Como os gatinhos com gengivite precisam de cuidados domiciliares consistentes, seu veterinário pode ensiná-lo a cuidar da saúde bucal do gatinho em casa. Antes e depois do procedimento odontológico, você deve receber antibióticos para controlar a disseminação de bactérias.

Prevenção

Os gatos também precisam dos dentes escovados! Mantenha a saúde bucal do seu filhote esfregando seus dentes um a dois vezes por dia com pasta de dente veterinária e uma almofada de dedo especial. Ilumine seus brancos perolados aplicando uma leve pressão enquanto empurra os lábios para trás. A ASPCA recomenda realizar o “teste de respiração” em seu gatinho na ocasião para verificar qualquer odor ofensivo. Se um odor, inchaço ou inflamação ocorrer novamente dentro da boca do gatinho, entre em contato com seu veterinário. Seu veterinário pode recomendar um brinquedo de morder para seu felino brincalhão, como brinquedos de gato podem fazer dentes fortes e massagear suavemente as gengivas enquanto corroem o tarter.