Vacina Giardia Para Cães

Autor: | Ultima Atualização:

A giardíase pode se espalhar rapidamente em canis lotados.

Se seu cão tiver diarréia aguda, vômitos e perda de peso, pode ter giardíase. Às vezes confundida com vermes, esta é uma infecção parasitária que pode afetar você e seu cão. Vários tratamentos estão disponíveis, incluindo uma vacina. No entanto, alguns veterinários contestam os benefícios de uma vacinação de rotina

Fontes de Giardia

Os parasitas Giardia são mais freqüentemente encontrados na água, e nem sempre é água suja como seria de esperar. Eles podem viver em qualquer lugar de um córrego da montanha para um riacho lamacento. Embora seja improvável que seu animal de estimação o pegue da água da torneira, o parasita foi rastreado até os sistemas de água da cidade. Por exemplo, surtos de giardíase podem ocorrer após as fortes chuvas terem sobrecarregado o sistema de filtragem de água. Manter seu cão longe de lagoas e córregos é uma maneira de evitar que ela contraia essa infecção. Mantendo o seu quintal livre de fezes, e seu cão longe das fezes de outros cães ou gatos, é outro passo preventivo. Fezes portadoras do parasita giárdia são uma fonte secundária, pois os parasitas sobrevivem ao sistema digestivo de um cão infectado e desmaiam em suas fezes. Esta é uma razão pela qual a giardíase é prevalente em um ambiente de canil lotado.

Tratamentos padrão de Giardia

Se o seu veterinário diagnosticar a giardíase, é provável que ele prescreva um tratamento de 8 dias com o antibiótico metronidazol. Porque giardia parasitas não são bactérias, um antibiótico funciona. Esta abordagem de tratamento é idêntica àquela que seu médico prescreveria para você se você contrair giardíase. A administração de metronidazol é eficaz em cerca de 67% dos casos, de acordo com o "Canadian Veterinary Journal", mas é preciso ter cuidado com os efeitos colaterais, como anorexia, letargia e fraqueza nos membros. Fenbendazol é outro tratamento padrão e estudos mostram que tem uma taxa de sucesso entre 90 e 100 por cento, "The Canadian Veterinary Journal" relatórios.

Vacina Giardia

No final de 1990 uma vacina licenciada apareceu que é exclusivamente para uso com cachorros. A ideia da vacina é prevenir a giardíase, mas os veterinários também a utilizam como tratamento, particularmente se o cão tiver sido exposto recentemente a fontes de giardíase. A vacina reduz a quantidade de parasitas giárdia que um cão infectado lança através de suas fezes e, portanto, reduz a disseminação dessa infecção. No entanto, alguns veterinários acreditam que não há provas suficientes para justificar o uso de uma vacina, particularmente em cães sem sintomas. Você deve conversar com seu veterinário sobre a vacina e ter sua perspectiva sobre se deve ou não vacinar seu cachorro ou cachorro adulto.

Controvérsia

A principal controvérsia é sobre dar a vacina contra giárdia como uma questão de rotina junto com outras vacinas para animais de estimação. Alguns cães carregam parasitas de giárdia sem apresentar nenhum sintoma. No entanto, um estudo clínico de 2002 em Ontário mostrou que não houve diferença significativa nos níveis de parasitas presentes entre os cães que receberam a vacina e aqueles que receberam um placebo. Assim, os veterinários concluíram que dar uma vacina contra a giárdia - uma que contenha parasitas inativos da giárdia - não teve efeito sobre os cães assintomáticos. David McCluggage, um veterinário da Wellvet.com, acredita que a maioria dos filhotes é exposta à giárdia pela mãe e que dar a vacina contra a giárdia não faz sentido quando o sistema imunológico do filhote já teve que lidar com ela.