Funções Dos Carboidratos Na Nutrição

Autor: | Ultima Atualização:

Os carboidratos em frutas, legumes e grãos fornecem funções nutricionais essenciais.

Os carboidratos, um tipo de macronutriente, fornecem calorias à sua dieta. Os carboidratos da dieta consistem em açúcares, amidos e fibras. Uma dieta saudável inclui entre 45 e 65 por cento das calorias de carboidratos. Por exemplo, uma jovem consumindo 2.000 calorias por dia deve incluir de 900 a 1.300 calorias, ou 225 a 325 gramas, de carboidratos em sua dieta diária. Alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais integrais fornecem carboidratos nutritivos para sua dieta

Energia

O principal papel dos carboidratos na dieta é fornecer combustível para o corpo; cada grama que você consome fornece 4 calorias de energia. Todas as células do seu corpo têm a capacidade de converter os carboidratos que você come em energia utilizável, e certos órgãos - seu cérebro, rins e coração, por exemplo - requerem carboidratos para funcionar de forma eficaz. Além de queimar os carboidratos da dieta como fonte de energia, seus músculos e fígado são capazes de armazenar uma certa quantidade de carboidratos para uso posterior. Esses carboidratos armazenados, conhecidos como glicogênio, servem como uma fonte de combustível durante o exercício ou quando a ingestão de alimentos é insuficiente para suprir suas necessidades de energia.

Digestão

Enquanto os açúcares e amidos são digeríveis pelo seu corpo, o seu trato gastrointestinal O aparelho não pode quebrar um tipo especial de carboidrato chamado fibra, que desempenha um papel vital na sua saúde digestiva. Ao fornecer volume ao seu lixo digestivo e ajudar a movê-lo através do trato intestinal, a fibra pode reduzir a constipação e as hemorróidas e diminuir o risco de obesidade, câncer de cólon e doenças cardiovasculares.

Saúde Muscular e Metabólica

Quando sua dieta não Não contém carboidratos suficientes para atender às necessidades do seu corpo, seu corpo pode quebrar proteínas e gordura e, em seguida, convertê-los em açúcar glicose para ser usado para energia. Essa conversão tem um preço. Usar as reservas de proteína do seu corpo - isto é, os músculos - para fornecer glicose para energia pode resultar em perda de massa muscular se sua dieta consistentemente não tiver carboidratos suficientes. A quebra das reservas de gordura como fonte de glicose resulta na produção de uma substância química chamada corpos cetônicos. Altos níveis de corpos cetônicos no sangue - particularmente se eles se acumulam rapidamente - podem causar coma ou morte. O consumo de carboidratos adequados na dieta ajuda a manter a massa muscular e a saúde metabólica.

Outras funções

Os carboidratos ajudam a manter a fisiologia ideal de seus componentes celulares. Certas proteínas em suas células passam por um processo chamado glicosilação, no qual moléculas de carboidratos se ligam a elas, e é apenas no estado glicosilado que as proteínas são funcionais. O carboidrato ribose é um componente integral dos ácidos nucléicos RNA e DNA. Esses ácidos nucléicos fornecem o material genético encontrado em todas as células do seu corpo.