Quatro Tipos De Poder Das Partes Interessadas

Autor: | Ultima Atualização:

Escutar as partes interessadas pode poupar muito tempo e problemas.

Quando você trabalha para si mesmo, logo encontra trabalho para muitas outras pessoas também . Qualquer pessoa que tenha interesse em como sua empresa é bem-sucedida é uma parte interessada. As partes interessadas têm interesse no seu sucesso. Isso inclui funcionários, fornecedores, proprietários, credores, a comunidade e até mesmo o governo federal. Suas partes interessadas têm influência e poder sobre sua empresa

Poder legal

Muitas partes interessadas têm relacionamentos com você e sua empresa que a lei regula. Os funcionários têm direitos, os clientes têm proteções, seus contratos com os fornecedores têm obrigações legais, e seu empréstimo com um banco deve atender aos padrões legais referentes a alguns interessados ​​que podem ter reivindicações legais sobre seus negócios. Você deve lidar com todas essas partes interessadas de uma maneira que atenda aos requisitos da lei. Ao lidar com os credores, a lei diz que sua falta de pagamento pode resultar em perder sua garantia. Um fornecedor tem o direito legal de processá-lo se você não pagar suas faturas. Mesmo nos casos em que uma violação não o sujeite a acusações criminais, você pode estar sujeito a uma ação civil, como quando um cliente ou funcionário é ferido em suas instalações. Ao lidar com as partes interessadas, mantenha quaisquer implicações legais do relacionamento em mente.

Poder Econômico

Qualquer novo projeto que você empreenda requer apoio financeiro das partes interessadas. Para ganhar dinheiro com uma iniciativa, você deve vender para os clientes. Além disso, você pode ter que obter crédito de credores e fornecedores. Você tem que salvaguardar os relacionamentos das partes interessadas onde o dinheiro está em jogo. Por exemplo, você deve tratar os clientes de forma justa e honesta ou eles podem parar de comprar de você. Se você paga consistentemente aos fornecedores atrasados, eles podem parar de conceder crédito a você. Um credor pode pedir um empréstimo se você ficar atrasado nos pagamentos.

Social Power

Sua empresa pertence a uma comunidade. As empresas servem a um propósito público: por exemplo, seu negócio de tijolo e cimento ocupa espaço em um bairro, e a aparência desse prédio, juntamente com o comportamento dos funcionários, contribui para a sensação e a aparência do bairro. Até mesmo um negócio on-line se torna parte da comunidade maior de empresas semelhantes que têm clientes que pensam da mesma forma. A comunidade de tricô, por exemplo, espera respeito pelos artesãos, preços justos e excelente atendimento ao cliente. Você também pode irritar sua comunidade se você agir de uma maneira que sugira preconceito racial ou religioso, uma disposição de tirar vantagem dos desfavorecidos ou uma propensão à desonestidade nas transações financeiras. A falha em contribuir positivamente para a sua comunidade pode resultar em pressões sociais na forma de uma campanha boca-a-boca negativa, reclamações para organizadores comunitários e reguladores do governo, ou até mesmo protestos.

Poder de decisão

Algumas partes interessadas podem atrapalhar seus planos de negócios e causar incerteza na operação de seus negócios. Eles podem realmente influenciar ou vetar sua tomada de decisão. Por exemplo, um banco que o rejeita por um empréstimo que você planejava usar para expansão basicamente decidiu que seu plano de expansão não é viável. Se você decidir aumentar os preços, os clientes podem contestar sua decisão recusando-se a comprar de você. Um investidor pode não aprovar seu novo plano de marketing, e um grupo de vigilância de bairro pode influenciá-lo a instalar a iluminação para tornar sua propriedade mais segura à noite. Embora você possa ter entrado no negócio para tomar suas próprias decisões, as partes interessadas podem controlá-lo com suas próprias necessidades e opiniões.