As Quatro Recompensas Intrínsecas Que Impulsionam O Engajamento Dos Funcionários

Autor: | Ultima Atualização:

Progresso envolve funcionários.

Prêmios extrínsecos - como dinheiro e promoções - bem como recompensas de reconhecimento na forma de placas e elogios, um papel importante na motivação e engajamento dos funcionários. No entanto, de acordo com Kenneth W. Thomas, autor de “Motivação Intrínseca no Trabalho”, há também quatro recompensas intrínsecas, ou autogeradas, que impulsionam o engajamento dos funcionários. E enquanto recompensas intrínsecas são autogeradas, é tarefa da gerência criar um ambiente no qual essas recompensas possam ser experimentadas, dizem Edward E. Lawler III e Christopher G. Worley, autores de “Management Reset.”

Significância

Quando os funcionários estão realizando um trabalho significativo, eles têm um senso de propósito. Ao saber que eles são algo importante - e não desperdiçar seu tempo, energia e esforços - eles se sentem realizados. Thomas explica que o papel da administração é criar uma visão empolgante do que poderia ser realizado e depois garantir que as tarefas dos funcionários sejam relevantes para essa visão.

Escolha

A capacidade de escolher o melhor curso de ação para realizar o trabalho é outra recompensa intrínseca que impulsiona o engajamento no emprego. Quando estão livres para usar seu melhor julgamento para determinar o que fazer e como fazê-lo, sentem um senso de propriedade. A parte da gerência nesse processo é confiar nos funcionários para tomar decisões, fornecer informações para fazer escolhas informadas e abster-se de punir os funcionários caso cometerem um erro honesto.

Competência

Quando os funcionários acreditam que estão realizando suas tarefas. empregos bem, eles estão envolvidos e motivados. A crença de que eles estão sendo adequadamente desafiados a usar suas habilidades e talentos para atuar em um nível que atenda ou exceda suas expectativas faz com que experimentem um sentimento de orgulho e satisfação. De acordo com Lawler e Worley, os gerentes devem fornecer feedback honesto e imparcial, o que inclui dar crédito pelo que é feito corretamente e oferecer críticas construtivas para áreas que precisam ser melhoradas.

Progresso

O conhecimento de que eles estão se movendo na direção certa incentiva os funcionários a permanecer no curso. Um sentimento de realização proporciona confiança de que decisões passadas foram certas e que decisões futuras serão bem-sucedidas. De acordo com Thomas, a gerência pode promover o desenvolvimento dessa recompensa intrínseca criando um ambiente colaborativo no qual os funcionários são incentivados a ajudar uns aos outros a serem bem-sucedidos. Além disso, eles podem estabelecer maneiras de medir o progresso, estabelecer marcos ou pontos de referência para marcar as realizações ao longo do caminho e celebrar quando esses marcos forem atingidos.