Quatro Estilos Efetivos De Comunicação No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Ao fazer apresentações, use inflexões e símbolos para engajar o público

Comunicação é mais do que apenas conversar com as pessoas. Os melhores comunicadores podem construir relacionamentos com colegas e clientes, impulsionando práticas comerciais eficazes e bem-sucedidas. Políticos e pregadores usam a comunicação para influenciar os outros. Atores e escritores sabem como usar o tom efetivamente para alcançar seu público. Pintores e estatísticos usam símbolos para dar significado às informações que estão tentando transmitir. Pessoas de relações públicas e responsáveis ​​pela conformidade usam a comunicação para estabelecer boa vontade entre as partes interessadas e as comunidades. Não importa o que você faça, você pode incorporar todos esses quatro estilos em seu trabalho diário.

Influência no Local de Trabalho

Entender como influenciar não se limita aos líderes. Os funcionários de todos os níveis de uma organização podem usar habilidades de influência para serem mais eficientes em seus trabalhos. Um aspecto da influência envolve ouvir os outros e entender seus pontos de vista em apoio à construção da confiança. Conectar-se a eles aumenta sua capacidade de influenciá-los. Os funcionários com habilidades de influência eficazes são capazes de ganhar adesão e aprovação de seus colegas para provocar mudanças no local de trabalho.

Incorporando símbolos para aprimorar a comunicação

No local de trabalho orientado por tecnologia de hoje, há uma abundância de dados. Uma habilidade de comunicação valiosa e eficaz envolve a conversão de dados em informações significativas. Quando as páginas de palavras e números são traduzidas em gráficos, gráficos e outras representações visuais, as pessoas podem se conectar com a lógica do que está sendo apresentado. De acordo com a Harvard Business School, as pessoas fazem essa conexão porque os símbolos as alcançam do ponto de vista emocional e lógico, pintando um quadro com o qual as pessoas podem se relacionar.

Boa vontade e comunicação baseada em confiança

Empresas podem ser feitas ou quebradas pela maneira como constroem ou destroem a boa vontade entre seus stakeholders. O goodwill representa a reputação de uma empresa. O relacionamento com clientes é um aspecto fundamental da boa vontade, refletindo como os funcionários se comunicam com os clientes. Aplicar integridade em todas as transações comerciais é fundamental para construir relacionamentos eficazes. As atitudes e comportamentos dos funcionários se traduzem em confiança que faz com que os clientes voltem e incentiva novos clientes a comparecerem. Existe uma correlação direta entre a comunicação efetiva, baseada na confiança, e o estabelecimento da boa vontade.

Uso efetivo do tom

Professores e palestrantes que falam em tom monótono perdem a atenção de seus alunos. O mesmo acontece durante as apresentações no trabalho. Seja falando com uma pessoa ou apresentando-se a um grupo, o uso eficaz de inflexões engajará os ouvintes e manterá seu interesse. Na correspondência escrita, é importante lembrar que os leitores não podem ver expressões faciais ou ouvir o tom de voz para decifrar se há raiva ou humor na mensagem. Emoticons não são a resposta. Em comunicações escritas baseadas em trabalho, a mensagem deve ser simples e claramente declarada. Aplicar efetivamente o tom à comunicação escrita e verbal evitará confusão, conflitos e economizará tempo.