Alimentos A Serem Evitados Para O Ferro Baixo

Autor: | Ultima Atualização:

Alimentos ou bebidas contendo cálcio podem afetar os níveis de ferro

O ferro, um mineral importante, é necessário para o funcionamento e desenvolvimento humanos normais. Seu corpo precisa de ferro para transportar oxigênio e para o crescimento celular. Certos alimentos fornecem o ferro que seu corpo precisa. Uma deficiência de ferro pode causar fadiga, baixa imunidade e baixo desempenho no trabalho. Se você tem baixos níveis de ferro, converse com seu médico sobre maneiras de aumentar o ferro. Você também deve evitar certos alimentos que podem inibir sua absorção de ferro

Ovos

Embora os ovos sejam uma excelente fonte de proteína, eles contêm uma substância que pode impedir a capacidade do corpo de absorver ferro. Phosvitin, uma proteína específica contendo fósforo, afeta a capacidade de ligação do ferro. Ovos, especialmente a gema, têm fosvitina. O Iron Disorders Institute relata que comer um ovo cozido com uma refeição pode reduzir a absorção de ferro em até 28%. Pessoas com baixo teor de ferro devem consumir ovos separadamente de qualquer alimento rico em ferro, para que seus corpos possam absorver adequadamente o nutriente necessário.

Laticínios

A caseína, uma proteína do leite, pode afetar a absorção de ferro. O cálcio, um mineral essencial, é a única substância conhecida que afeta a absorção de ambos os tipos de ferro, heme e não-heme. De acordo com o Massachusetts Institute of Technology, o cálcio tem um efeito maior sobre a absorção de ferro não-heme. Embora pequenas quantidades de cálcio não afetem a ingestão de ferro, ainda é uma boa idéia tomar suplementos de cálcio ou consumir produtos lácteos e outros alimentos contendo cálcio separadamente dos alimentos ricos em ferro.

Polifenóis

Polifenóis são os principais inibidores de absorção de ferro. Muitos alimentos diferentes têm polifenóis ou compostos fenólicos, incluindo cacau, café, maçãs, hortelã-pimenta, especiarias, nozes, framboesas, vinho tinto, suco de uva, amoras e mirtilos. Pesquisadores examinaram os efeitos do extrato de semente de uva de polifenóis e epigalocatequina-3-galato do chá verde em ferro heme e não-heme em um estudo de 2010 publicado no "Journal of Nutrition". Os polifenóis ligam-se ao ferro nas células intestinais, formando um complexo não transportável. O complexo de ferro-polifenóis não pode entrar na corrente sanguínea e é excretado nas fezes. Oxalatos e Fitatos Oxalatos, derivados do ácido oxálico, estão presentes em diferentes alimentos, como couve, espinafre, beterraba, nozes, ruibarbo, morangos. e algumas ervas. Os oxalatos prejudicam a absorção de ferro não heme, um tipo de ferro encontrado em alimentos à base de plantas. Embora o espinafre seja uma boa fonte de ferro não heme, o corpo humano não absorve a maior parte dele porque o espinafre também tem oxalatos. O fitato, um composto encontrado em legumes, arroz e grãos, pode diminuir a absorção de ferro em 50%, segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.