Funções Femininas Versus Masculinas No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os papéis de gênero no trabalho podem não ser tão aparentes, mas anos de sexismo deixaram uma impressão duradoura.

Embora as mulheres tenham feito muito progresso, certas diferenças ainda existem atitudes masculinas e femininas que criam uma divisão entre os papéis feminino e masculino. Os homens têm sido privilegiados no local de trabalho durante séculos, enquanto as mulheres foram delegadas a papéis de donas de casa. O homem privilegiado de hoje ainda sente uma sensação de direito no local de trabalho, enquanto as mulheres podem se sentir como os menos favorecidos. Os papéis que as mulheres e os homens desempenham podem funcionar para cada uma de suas vantagens, mas também podem prejudicar um ao outro indiretamente.

As mulheres são jogadores de equipe

As mulheres foram mais receptivas aos esforços de equipe no local de trabalho do que seus homólogos masculinos, de acordo com um estudo de 2005 da Catalyst. O estudo declarou as mulheres como mais "solidárias e recompensadoras" em papéis de liderança. Um segundo estudo realizado no mesmo ano pela Caliper mostrou que as mulheres empregavam um comportamento mais compassivo e construtivo em relação à equipe. Além disso, as mulheres mostraram-se mais persuasivas e pontuaram mais do que os homens quando se tratou de persuasão e assertividade.

Homens são fortes negociadores

Embora os papéis de gênero no local de trabalho não sejam tão claros quanto costumavam ser, muitos homens ainda mantêm seu senso de privilégio, possivelmente permitindo que sejam melhores negociadores. Um estudo de 2003 focado em estudantes que se formaram com mestrado descobriu que os homens conseguiam negociar salários 7,6% mais altos do que as mulheres que entravam no mercado de trabalho. Mais da metade dos homens conseguiram negociar mais dinheiro, enquanto apenas 7% das mulheres conseguiram. Além disso, os homens tendem a estar mais dispostos a pedir aumentos do que as mulheres.

Mulheres Aceitam Mais Desafios

Possivelmente por serem sempre subestimadas, as mulheres no local de trabalho têm maior probabilidade de trabalhar mais e assumir mais responsabilidades. Em um estudo de 2009 da Accenture, 70% das mulheres no local de trabalho queriam ser mais desafiadas, enquanto menos da metade dos trabalhadores pedia os mesmos desafios. Por causa de sua carga de trabalho aumentada, as mulheres também são mais propensas a fazer horas extras do que os homens. As mulheres trabalhadoras também tendem a se afastar das férias para enfrentar sua carga de trabalho e chamar os doentes menos.

Os homens são mais confiantes

Os homens geralmente se sentem mais confiantes em seu ambiente de trabalho do que as mulheres. Longe de ser um traço evolutivo e, mais provavelmente, um traço de privilégio, os homens estão mais dispostos a "abandoná-lo" em tarefas para as quais não estão preparados. Em contraste, muitas mulheres podem se sentir despreparadas mesmo quando se prepararam diligentemente. Essa confiança, ou talvez simplesmente ser do sexo masculino, reina em mais promoções do que as mulheres, já que os homens são mais propensos a serem orientados por executivos seniores, segundo a Harvard Business Review.