Gravidez Falsa Em Um Gato

Autor: | Ultima Atualização:

Seu gato não está grávido, mas ela ainda pode procurar por um local de nidificação.

Ela não está fora desde sua breve fuga há três meses, mas A Srta. Kitty está agindo de forma suspeita, gravando um lugar quieto em seu armário, agindo de forma extremamente carinhosa e até amamentando! Se você tem certeza de que não há possibilidade, relaxe. Embora sejam mais comuns em cães, os gatos também experimentam falsa gravidez.

Sintomas

Muitos sintomas são os mesmos como se ela estivesse grávida - mamilos inchados e rosados, abdômen inchado, falta de ciclo de calor e comportamento extremamente afetivo. Ela pode até produzir leite! Além disso, o seu gatinho pode “ser mãe” de sapatos e brinquedos, e começar a fazer um ninho, rasgando papel ou movendo cobertores para um local seguro. Ela pode mostrar sinais de doença, como letargia ou vômito. Se assim for, consulte o seu veterinário para garantir que nada mais está errado

Causas

Embora as causas exatas da falsa gravidez sejam desconhecidas, pensa-se que os desequilíbrios das hormonas progesterona e prolactina desempenham um papel importante. Se Kitty se acasala com um macho infértil, seu corpo ainda ovula e produz progesterona. Em casos raros, o hipotireoidismo pode estimular a produção de prolactina, que pode imitar os sintomas da gravidez. Na ocasião, porém, Kitty pode até mesmo liberar os ovos sem motivo aparente.

Diagnóstico

Seu veterinário pode dizer se seu gato está realmente grávido. Ele vai fazer um exame físico, obter sua história completa e palpar o abdômen. Exames de sangue, raios-X e ultrassonografias ajudarão a determinar se há uma condição subjacente que causa seus sintomas e se ela precisa ou não de tratamento.

Tratamento e tratamento

A maioria dos gatos melhora em cerca de três semanas sem tratamento. Se os sintomas persistirem ou forem extremos, seu veterinário pode recomendar suplementos hormonais, um colar de cone para evitar lamber que possa estimular a lactação ou compressas quentes e frias para minimizar a lactação. Esterilizar seu gato é a melhor maneira de evitar a recorrência de sintomas falsos da gravidez, embora você geralmente tenha que esperar até que seus sintomas desapareçam.