Fatos Sobre A Desigualdade Racial No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A desigualdade racial no local de trabalho pode ser um subproduto não intencional de sistemas quebrados, mas é prejudicial mesmo assim.

A desigualdade racial no local de trabalho nem sempre é uma questão de simplesmente quem é e quem não é contratado - também pode ser sobre quem é promovido e quem é capaz de se mudar para posições de poder. A discriminação nem sempre é óbvia, pois pode assumir formas que parecem justas na prática, mas têm efeitos depreciativos sobre as minorias dentro do local de trabalho, ou até mesmo sobre o setor. Discriminação limita os funcionários em seu acesso a cargos superiores e seu avanço na carreira

Glass Ceiling

A frase "teto de vidro" foi cunhada pelo "Wall Street Journal" em 1986, referindo-se às barreiras invisíveis que mantêm mulheres em posições de poder . O teto de vidro também representa, no entanto, as crescentes dificuldades de todas as minorias em níveis mais altos da empresa. Um estudo da American Sociological Review descobriu que quase todos os grupos raciais e de gênero têm chances semelhantes de promoção de baixo nível. Homens brancos, no entanto, têm maiores chances de promoção de alto nível do que minorias.

Favoritismo em grupo

O estudo da American Sociological Review também descobriu que pessoas em posições de poder são mais propensas a ocupar outros cargos de poder com subordinados. a mesma raça e sexo. Como os homens brancos ocupam a maioria dos cargos gerenciais, cargos de alto nível são mais provavelmente atribuídos a outros homens brancos. Networking é a chave para subir a escada para posições de poder, e minorias dependem fortemente de redes para obter posições de nível superior. As probabilidades de assistência da rede, no entanto, diminuem em níveis mais altos para as minorias, enquanto as chances aumentam para os homens brancos.

Discriminação Direta

A discriminação direta assume duas formas: discriminação do gosto e discriminação estatística. A discriminação do gosto é o racismo baseado em preconceitos de grupo. A discriminação estatística está avaliando a produtividade potencial de um empregado, atribuindo estereótipos que não vêm do preconceito. A discriminação estatística ocorre quando um sistema favorece candidatos de um contexto específico, criando um processo de contratação ou promoção usando características do grupo para avaliar características individuais.

Discriminação indireta

A discriminação indireta ocorre quando as regras do local de trabalho parecem justas e neutras, mas um efeito desproporcional em um grupo. Esse tipo de discriminação ocorre, por exemplo, quando redes que fornecem informações e recursos inestimáveis ​​para se destacarem em uma carreira são direcionadas a um grupo, dificultando a entrada na barreira de entrada de um grupo minoritário. Em outro exemplo, um serviço de emprego foi considerado culpado de discriminação indireta devido a um requisito de aplicativo oculto que impedia a consideração de funcionários de nível inferior, independentemente de habilidade e habilidade. O funcionário negro que se candidatou tinha as habilidades e habilidades, mas não estava no nível exigido para a aplicação, já que não havia pessoas negras nesse nível na empresa.