Explicação Dos Conceitos Básicos De Jñana Yoga

Autor: | Ultima Atualização:

Jnana Yoga ensina estudo e contemplação para encontrar sabedoria e verdade.

A palavra "yoga" evoca imagens de contorcer o corpo através de exercícios de alongamento. Nem todas as práticas de yoga, no entanto, são feitas de exercícios físicos. Sivananda.org explica que o Jnana Yoga é uma prática de busca e contemplação, tornando-se o mais difícil dos caminhos de ioga. A fim de seguir totalmente o Jnana Yoga, você deve ter força de vontade e intelecto extremamente fortes.

Sabedoria

O jnana yoga é o yoga do conhecimento ou da sabedoria. Ao procurar seguir o Jnana Yoga, você está se preparando para um caminho para a sabedoria, um caminho para perceber e conhecer o ego. Este propósito principal do Jnana Yoga é alcançado sintonizando-se com o espírito, retirando a mente ou a ilusão do eu, de modo que você esteja aberto à percepção da verdade.

Experiências

Em seu livro "O Yoga da Verdade", Peter Marchand explica como experiências e explorando sua verdadeira identidade são importantes para a prática de Jnana. Examinar seu ambiente e a experiência que você tem com eles levará à iluminação que vem com a plena realização da verdade. Marchand reconhece que todos os yogas podem levar à iluminação se forem seguidos completamente, mas o jnana yoga pode ser benéfico para qualquer pessoa, mantendo o objetivo central de buscar a verdade na vanguarda da prática.

Tudo é Um

A base para a prática Advaita Vedanta em jñana yoga é não-dualidade, ou tudo é um. O site dos Centros da Vedanta Internacional Sivananda Yoga sustenta que a percepção da separação é uma ilusão. Usando a imagem de um copo, isso explica que você pode pensar que o espaço dentro do vidro é um lugar diferente do que o espaço fora do vidro, assim como a pessoa se vê como um ser individual, separado de todos os outros e de Deus. O jñana yoga encoraja-o a quebrar o vidro, dissipando assim o véu ilusório que nos separa um do outro e de Deus. Esse é o coração dos ensinamentos da Vedanta: só Deus é real. O mundo é irreal. O indivíduo não é outro senão Deus.

Exercícios

Embora os exercícios realizados na prática de Jnana Yoga não sejam do tipo fisicamente exigente, as práticas são úteis. Pravin K. Shah escreve em seu artigo "All Life is Yoga" que estudo, pensamento, investigação direta e contemplação são as práticas básicas empregadas no Jnana Yoga. Shah encoraja a meditação a perguntar "Por que estou aqui?" "O que é real e irreal?" e, finalmente, "Quem sou eu?" As habilidades que você aperfeiçoou ao examinar suas experiências e arredores são úteis para expandir a si mesmo e sua mente para realizar esse tipo de pensamento e contemplação.