Retorno Esperado De Uma Opção De Compra

Autor: | Ultima Atualização:

Opções são instrumentos financeiros de risco e devem ser abordados com cautela

Uma opção de compra é um contrato financeiro que permite ao detentor comprar ou vender um ativo, se ela assim o deseja, a um preço predeterminado em uma data específica. As opções são um dos instrumentos mais voláteis: seus valores podem flutuar descontroladamente e podem facilmente cair para zero. Portanto, é fundamental entender como calcular o lucro esperado de uma opção.

Fundamentos da opção

Uma opção é um contrato financeiro que permite ao titular bloquear um preço futuro para uma transação financeira. Uma opção de compra dá ao titular o direito, mas não a obrigação, de comprar uma quantidade específica de um ativo em termos pré-determinados. Uma opção de venda dá ao portador o direito, mas mais uma vez, não a obrigação, de vender uma quantidade fixa de um ativo a um preço específico e uma data específica. O preço pelo qual o detentor da opção pode executar uma negociação é chamado de preço de exercício. A data na qual a negociação ocorrerá, se o titular da opção desejar, é conhecida como a data de vencimento.

Exemplos

Suponha que você compre uma opção de compra em 1.000 ações do Citibank com um preço de exercício de $ 40 e data de vencimento de 10 de novembro. Se desejar, você pode comprar mil ações do Citibank da pessoa que lhe vendeu a opção em 10 de novembro, a US $ 40 por ação. Enquanto você, o detentor da opção, pode optar por exercer esta opção ou não usar este privilégio, o vendedor da opção - também conhecido como o escritor - deve vender o estoque se assim o desejar. O detentor da opção sempre paga ao vendedor da opção para obter o privilégio de decidir se deve ou não exercer a opção.

Lucro / Perda

Uma opção de compra vale algo na data de vencimento, apenas o preço de mercado do ativo excede o preço de exercício . Os investidores compram opções de compra se estiverem otimistas sobre o ativo subjacente; em outras palavras, se eles acham que o preço do ativo vai avançar. Se, por exemplo, as ações do Citibank forem negociadas a US $ 39,50 em 10 de novembro, o detentor não exercerá a opção. Afinal de contas, é mais barato ignorar a opção e comprar o Citibank a preços vigentes no mercado de ações - por 50 centavos a menos por ação. Se, no entanto, as ações do Citibank forem negociadas a US $ 40,50 em 10 de novembro, a opção valerá US $ 500. O detentor da opção pode comprar ações do Citibank por US $ 40 do escritor da opção e vender cada ação por um lucro de 50 centavos por ação, lucrando US $ 500 em 1.000 ações.

Retorno esperado

O retorno esperado em uma opção de compra é igual a: ( preço esperado do ativo na data de vencimento - o preço de exercício) * a quantidade do ativo que a opção permite comprar, menos o preço que você pagou pela opção. Suponha que você pagou US $ 800 pela opção de compra do Citibank em nosso exemplo, e o preço esperado das ações em 10 de novembro é de US $ 42. O retorno esperado é igual a ($ 42- $ 40) * 1.000 - $ 800 = $ 1.200. Uma maneira mais simples de chegar ao mesmo número é que você venderá cada ação com um lucro de $ 2, para um ganho total de $ 2.000. Como você pagou US $ 800 pela opção, seu lucro líquido é igual a US $ 1.200.