Exercícios Para Lidar Com Mudanças No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A mudança está acontecendo o tempo todo no trabalho

Desde a reestruturação da administração até os novos sistemas de TI, todo local de trabalho está em constante mudança. Para os funcionários que estão passando por mudanças, isso pode ser inquietante, mas não precisa ser traumático. Os gerentes podem ajudar sua equipe considerando antecipadamente como eles podem ser afetados e, em seguida, introduzindo uma série de exercícios e estratégias de comunicação para ajudá-los a lidar com a mudança. A Internet fez uma grande diferença na vida da maioria das pessoas. mas poucos considerariam que tiveram que "lidar" com as mudanças que trouxeram. Em vez disso, por exemplo, eles agora fazem suas compras de uma maneira nova que lhes poupa tempo e dinheiro. Os gerentes devem falar sobre mudanças no local de trabalho da mesma maneira. Em vez de uma "grande reestruturação", por exemplo, eles podem falar sobre "criar novas equipes, para que você possa trabalhar com pessoas diferentes em novos projetos interessantes".

Mudar jogo

Um bom exercício para fazer as equipes pensarem A mudança de uma maneira positiva divide as pessoas em grupos de quatro, sentadas em mesas com uma seleção de materiais de artesanato no meio de cada uma. Cada pessoa é convidada a colocar a mão dominante nas costas. Em seguida, cada grupo recebe três minutos para trabalhar juntos para produzir um pôster (ou outro objeto de artesanato), usando apenas suas mãos mais fracas. O gerente ou facilitador pode, então, liderar uma discussão sobre como os membros da equipe se sentiram sobre o trabalho dessa maneira diferente. Normalmente, os funcionários que fizeram este exercício enfatizaram que era divertido e exigia trabalho em equipe, e que gostavam de manter um ao outro na linha, lembrando aos colegas para manterem suas mãos dominantes para trás.

Tempo de Pergunta

As pessoas se sentem desconfortáveis com a mudança, geralmente por falta de conhecimento e falta de poder. Para grandes projetos de mudança, é uma boa ideia realizar sessões regulares e informais de perguntas e respostas nas quais os funcionários podem perguntar a gerentes seniores ou líderes de projetos sobre problemas que os incomodam. Se os funcionários ficarem nervosos em fazer perguntas, indique um colega confiável e de confiança, talvez do RH, que fará perguntas em nome dos funcionários que desejam permanecer anônimos.

Exercício de oferta

A mudança torna as pessoas estressadas. Uma das melhores maneiras de lidar com o estresse é exercitar-se, pelo menos um pouco, várias vezes por semana. Assim, um local de trabalho que está passando por um programa de mudança pode ajudar seus funcionários, introduzindo algumas novas aulas de ginástica na hora do almoço ou depois do trabalho. De yoga relaxante a bater em um saco de pancadas, os funcionários podem literalmente trabalhar o estresse induzido por mudança.