Conselho Executivo Versus Conselho Consultivo

Autor: | Ultima Atualização:

Os conselhos consultivos e executivos parecem muito parecidos

Um conselho consultivo e um conselho executivo muitas vezes parecem muito semelhantes. Ambos têm reuniões regulares em que assuntos importantes da empresa são discutidos. Ambos são compostos por partes interessadas importantes e seniores. E ambos têm acesso direto ao diretor executivo. No entanto, as semelhanças terminam aí. Um conselho consultivo e um conselho executivo são muito diferentes quando se trata de questões de governança, responsabilidade, prestação de contas e poder.

Governança

Uma empresa pública deve ter um conselho executivo formal, também conhecido como conselho de administração. As leis definem o papel do conselho, o que ele faz e como os membros são eleitos, removidos e compensados. Um conselho consultivo é um órgão informal criado por ou em nome do executivo principal. As empresas não precisam ter um conselho consultivo e, quando o fazem, o papel é determinado pelo diretor executivo. Os membros do conselho consultivo podem estar mais ou menos envolvidos na empresa, dependendo das necessidades de mudança do diretor executivo e da equipe de gerenciamento

Prestação de contas

Os membros da diretoria executiva são responsáveis ​​perante os acionistas pelo desempenho de suas funções. a empresa. No caso de um conselho executivo de uma organização sem fins lucrativos, eles são responsáveis ​​perante as partes interessadas da organização. Eles selecionam e nomeiam o diretor executivo, aprovam o orçamento, assinam o relatório anual e cumprem os deveres fiduciários. Um conselho consultivo é responsável apenas pelo chefe executivo e pela equipe de gerenciamento. Os membros não têm responsabilidade pelo desempenho da empresa, apenas pela qualidade do aconselhamento que dão, que o diretor executivo pode ou não tomar.

Responsabilidade

Um conselho de administração tem o dever legal de agir no interesse da empresa. Se não o fizerem, ou se forem cometidos erros, os diretores são legalmente responsáveis. Os conselhos consultivos não têm responsabilidade legal pelo conselho que dão. Embora, tecnicamente, possam ser processados ​​pela empresa por fornecer maus conselhos, esta situação é muito rara. Se a empresa se deparar com problemas decorrentes de sugestões do conselho consultivo, os executivos que aceitaram o conselho - e não os membros do conselho consultivo - seriam responsabilizados.

Poder

O conselho executivo representa os interesses da organização e seus acionistas. Isso lhe dá enorme poder e responsabilidade. Aprova ou desafia decisões estratégicas e tem o poder de remover o diretor executivo e outros executivos seniores. Um conselho consultivo fornece conselhos e idéias, os quais os membros da equipe administrativa são livres para desconsiderar. Não toma decisões, pois todas as decisões são tomadas pela equipe de gerenciamento.