Uso Excessivo Da Internet Por Funcionários

Autor: | Ultima Atualização:

Você pode ser demitido por uso excessivo da Internet.

Enquanto estiver no trabalho, talvez seja necessário usar a Internet para serviços bancários on-line, enviar um e-mail pessoal para organizar planos de jantar ou encontrar alguém através de um site de rede social. Dependendo das políticas da empresa, seu empregador pode considerar qualquer uso pessoal excessivo, se não for para fins comerciais. O problema com o termo "excessivo" é que ele possui várias interpretações. O que você pode considerar uso limitado durante sua hora de almoço, seu empregador pode considerar "excessivo".

O que é excessivo?

De acordo com Fasken Martineau, um escritório de advocacia internacional, o uso pessoal excessivo da Internet é semelhante a um empregado alegando estar no trabalho quando ela não é. Por causa das horas de trabalho perdidas, seu empregador pode considerar seu uso excessivo da Internet e categorizá-lo como "roubo de tempo". Para ter segurança, verifique a política de uso da Internet da sua empresa nos e-mails pessoais e navegue na Internet em busca de tarefas não relacionadas ao trabalho. Dessa forma, você pode ter certeza de que não está usando a Internet excessivamente.

Políticas de uso

Seu empregador sabe que usar os recursos da Internet é útil, mas também pode ser uma perda de tempo. A empresa desenvolve uma política de uso da Internet para garantir que os funcionários sejam produtivos com acesso à Internet. De acordo com a política, para evitar o uso excessivo, uma empresa pode permitir que você tenha acesso a suas contas de e-mail pessoais e sites de redes sociais apenas durante a hora do almoço ou intervalos, por exemplo. A política pode não permitir o download de software em um computador de trabalho ou a visita a sites sexualmente explícitos ou outros. Uma política impõe que o acesso à Internet seja um privilégio e não um direito.

Monitoramento

Seu empregador pode monitorar seu uso da Internet no trabalho. De acordo com a American Management Association (AMA), mais da metade das empresas dos EUA participam de alguma forma de monitoramento de uso de e-mail e Internet. Seu empregador pode acreditar que monitorar o uso da Internet pelos funcionários garante que os funcionários não drenem o espaço de armazenamento limitado do servidor e do disco rígido da empresa devido ao uso pessoal excessivo. Ou, seu empregador pode estar preocupado com a potencial perda de produtividade dos funcionários devido ao uso excessivo da Internet. A boa notícia é que você provavelmente será verificado no local e não monitorado de forma contínua. De qualquer forma, o irmão mais velho está vigiando você

Disciplina

Se o seu empregador informar que a empresa implementou um programa de monitoramento da Internet, você também pode esquecer sua privacidade na Internet no trabalho. Sob o programa, você pode ter permissão de uso pessoal limitado e razoável da Internet. Se os termos do programa forem vagos, na opinião do seu empregador, ele pode considerar seu uso pessoal da Internet excessivo e disciplinar ou encerrá-lo, dependendo dos termos da política do programa.