Exemplos De Como Usar O Pensamento Crítico Para Tomar Decisões No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

As habilidades de raciocínio crítico ajudam em um ambiente de equipe de trabalho

Se você examinou muitas descrições de trabalho, é provável que você se deparou com pelo menos um que indicava "pensamento crítico" como uma qualificação. Pensar criticamente significa simplesmente usar processos mentais lógicos ou racionais para conectar problemas e soluções ou trabalhar com fatos e opiniões para chegar a uma conclusão. Entender a aplicação do pensamento crítico a várias situações de trabalho pode ajudá-lo a decidir se você tem força nessa área.

Interpretação da pesquisa

O pensamento crítico vai além da tomada de decisão rudimentar. Muitas vezes, envolve a capacidade de analisar vários pontos de dados e fazer uma interpretação ou decisão inteligente e prática. Muitos profissionais de pesquisa, incluindo analistas de marketing, cientistas e acadêmicos, usam o pensamento crítico para colocar a pesquisa em uso. No marketing, por exemplo, os analistas reúnem evidências sobre produtos ou clientes e as utilizam para tomar decisões racionais sobre os melhores clientes-alvo e quais métodos e benefícios promocionais devem ser enfatizados.

Resolução de problemas de equipe

A capacidade de pensar criticamente é especialmente útil em grupos de trabalho ou equipes. De fato, um dos principais motivos pelos quais uma empresa usa uma estrutura de equipe de trabalho é incorporar o elemento do pensamento crítico na tomada de decisões. Indivíduos podem muitas vezes agir em emoção e impulso. Em uma equipe, um pensador crítico pode encorajar a todos a recuar, analisar os fatos de uma situação, remover emoções e reconhecer as implicações de longo prazo de uma decisão.

Dilemas Éticos

Trabalhadores em uma variedade de cenários de trabalho enfrentam desafios éticos. Muitas vezes, os problemas éticos surgem quando os funcionários têm oportunidades de ganho pessoal rápido ou a capacidade de ajudar alguém a cortar custos. Um assistente social, por exemplo, pode se sentir compelido a fazer relatórios falsos sobre as condições de vida de um cliente para ajudá-la a obter mais assistência e apoio para sua família. As habilidades de raciocínio crítico ajudam alguém nesta situação a se desligar da atração emocional, perceber a falha inerente a uma ação ética ou ilegal e considerar as implicações de longo prazo para sua carreira.

Resolução de conflitos

Você também pode aplicar habilidades de raciocínio crítico ao trabalhar através de conflitos pessoais ou profissionais com os outros. Ao construir uma carreira, é muito provável que você encontre colegas ou colegas de trabalho com os quais tenha confrontos pessoais. Com habilidades de pensamento crítico, você pode se afastar da emoção pessoal de tais conflitos e logicamente determinar os prós e contras de expressar seus sentimentos. Ao fazer isso, você pode racionalizar que se afastar ou ficar desapegado emocionalmente é o seu melhor passo. Outras vezes, você pode compartilhar sentimentos e o pensamento crítico permite fazê-lo com calma, racionalidade e eficácia.