Exemplos De Exercícios Pliométricos

Autor: | Ultima Atualização:

Ir ao redor com pliometria.

Deseja melhorar sua destreza atlética? Se assim for, exercícios pliométricos podem ser apenas o ingresso. Plyometrics, também chamado de treinamento de salto, apareceu pela primeira vez na Europa Oriental na década de 1970 para treinar atletas olímpicos para a competição. O método baseia-se em um princípio de alongamento e contração dos músculos, resultando em um reflexo que, em última instância, torna a contração muscular mais poderosa. Exercícios pliométricos são mais arriscados do que outras formas de exercício, então eles não são para todos. O Conselho Americano de Exercício só recomenda pliometria se melhorar o desempenho atlético é uma prioridade máxima.

Sobre o Plyometrics

Em suma, exercícios pliométricos são movimentos de treinamento de força que envolvem saltos. Cada exercício envolve três fases - a fase excêntrica em que os músculos se alongam rapidamente, a fase de amortização quando os músculos descansam brevemente e a fase concêntrica quando os músculos se encurtam rapidamente. Todo o processo é chamado de ciclo alongamento-encurtamento, e faz com que os músculos alvo se coordenem entre si para movimentos específicos. Exercícios pliométricos também afetam os nervos e tendões, o que ajuda a construir a força muscular máxima

Exemplos

Na extremidade simples do espectro pliométrico, você pula corda, pulando em um pé e pulando. Ficando mais complicado, há agachamentos de saltos e saltos laterais. Há também alguns movimentos pliométricos seriamente duros, como flexões de palmas, saltos de profundidade e saltos de obstáculos. Salve seus joelhos e sua dignidade mantendo as atividades pliométricas mais fáceis no começo, progredindo gradualmente até os exercícios mais complicados. Alguns, como saltos de profundidade, são melhor tentados apenas com a supervisão de um treinador.

Benefícios

Pliometria é difícil, mas o resultado é ouro para atletas sérios. Estes exercícios não só fortalecem os músculos e os tornam mais poderosos, eles também preparam o corpo para esportes específicos como basquete e esqui. Com o treinamento pliométrico, você será capaz de exercer rapidamente a força muscular com movimentos explosivos, dando-lhe uma vantagem atlética que pode fazer a diferença nas competições. Você pode ser capaz de correr mais rápido, jogar mais rápido e ter tempos de reação mais rápidos.

Precauções

Plyometrics pode ser difícil em seu corpo, então consulte um médico antes de iniciar uma rotina. Se o seu nível de condicionamento físico estiver baixo ou se você tiver alguma condição ortopédica, esse tipo de exercício está fora. Se você decidir ir em frente, fique com saltos no nível do solo em uma superfície macia. Qualquer coisa mais difícil requer ajuda profissional. Concentre-se na forma correta em vez de repetições; sempre pise no calcanhar de saltos verticais e concentre-se em fazer o menor impacto possível. Para proteger os joelhos, evite que eles balancem de um lado para o outro ao aterrissar.