Exemplos De Pensamento Persuasivo No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Sua reputação de pensar nos outros e credibilidade no que você apresenta podem persuadir os outros no trabalho.

Suas idéias são adotadas no local de trabalho na medida em que você pode convencer colegas de trabalho e gerentes de que eles podem confiar e se beneficiar deles. Por exemplo, mostrar a experiência e a personalidade que você traria para uma organização poderia lhe dar um emprego, ou explicar o valor que você adicionou no trabalho além do esperado poderia lhe render um aumento. Do seu primeiro emprego até o último, o pensamento persuasivo é importante para o sucesso profissional

Para ganhar e influenciar

O local de trabalho oferece inúmeras oportunidades para aplicar o pensamento persuasivo. Basicamente, a persuasão é a habilidade de fazer com que os outros concordem com você e adotem suas ideias. Por exemplo, o pensamento persuasivo pode convencer as pessoas em situações como lançar um plano de marketing para seu chefe, fechar uma venda com um cliente ou apenas convencer um punhado de colegas de trabalho a ir com o restaurante que você escolher para o almoço.

A persuasão feminina

As mulheres são mais persuasivas do que os homens no local de trabalho, de acordo com um estudo conjunto da Caliper, uma empresa de consultoria de gestão sediada nos EUA, e da Aurora, uma organização de mulheres sediada no Reino Unido. Enquanto os líderes masculinos no estudo também foram persuasivos, descobriu-se que as mulheres líderes no trabalho possuíam maior flexibilidade, assertividade e habilidades interpessoais. Ao ver mais naturalmente todos os lados de uma situação e considerando todos os pontos de vista, as mulheres no local de trabalho podem fazer com que mais pessoas concordem com elas do que os homens, de acordo com o estudo.

persuasivo requer o desencadeamento de respostas sociais básicas nas pessoas que você está tentando persuadir. Robert Cialdini, um cientista social especializado em persuasão e influência, disse ao “Harvard Business Review” seis razões pelas quais certos tipos de pessoas são mais persuasivas do que outras. Você tem mais chances de persuadir uma pessoa que gosta de você, lhe deve um favor ou débito, vê os outros concordando com você, mostrou apoio público para você no passado, acha que a autoridade está do seu lado ou vê o que você oferece como um oportunidade escassa. No geral, ajudar regularmente as pessoas e prestar serviço aos outros também constrói sua reputação como uma figura influente.

Tocando para a multidão

Como gerente, esteja você falando com uma pequena equipe de projeto ou com toda a sua equipe em um reunião da empresa, persuadir seus funcionários também pode exigir que você conquiste os principais influenciadores entre seus funcionários. De acordo com Cialdini, os funcionários que não têm certeza sobre o plano de um gerente podem ser mais influenciados pelo fato de que colegas de trabalho que eles têm em alta conta estão a bordo. Pensar persuasivamente como gerente inclui reconhecer quem são os líderes naturais entre seus funcionários e convencê-los a se alinhar com você para conquistar a multidão. Além disso, apresentar fatos objetivos e informações de especialistas de terceiros para respaldar seus pontos pode reduzir a dúvida ou a confusão nas pessoas que você precisa convencer, o que o torna mais persuasivo também. Quando as pessoas confiam que você está certo, é mais provável que elas o sigam.