Exemplos De Fertilizantes Orgânicos

Autor: | Ultima Atualização:

O estrume de coelhos, ovelhas, cabras e galinhas contém azoto abundante

Na natureza, as plantas não recebem uma dose anual de fertilizante de um agricultor ou jardineiro; À medida que os micróbios destroem plantas e animais mortos, tornam-se nutrientes para o solo, disponíveis para absorção pelas raízes das plantas vivas. Outros nutrientes derivam das rochas, que liberam minerais no solo à medida que se desgastam. A agricultura orgânica e a horticultura também dependem desses princípios, e os produtores orgânicos incorporam matéria vegetal ou animal ou fontes minerais ao solo, em vez de utilizar fontes sintéticas de nutrientes essenciais. Testes de solo revelam quais nutrientes já existem em seu solo e ajudam a determinar quanto e quais tipos de fertilizantes orgânicos usar (ver Referências 2).

Fertilizantes com Base em Animais

Muitos fertilizantes orgânicos vêm de fontes animais, tanto quanto subprodutos de abate ou esterco de gado. As refeições de sangue, penas e peixe servem como fontes de nitrogênio. A farinha de sangue fornece os mais altos níveis de nitrogênio em 12%, embora esses altos níveis de nitrogênio também possam queimar e danificar as raízes das plantas. As farinhas de penas e peixe fornecem entre 7 e 10 por cento de nitrogênio. A farinha óssea contém 12% de fósforo, fornecendo uma fonte confiável deste mineral em hortas orgânicas (ver Referências 1). Os adubos animais também enriquecem o solo com nutrientes, incluindo nitrogênio, fósforo e potássio. No entanto, os adubos brutos podem danificar as raízes das plantas, diminuir o pH do solo, poluir as águas superficiais e subterrâneas e contaminar os comestíveis. Para reduzir esses riscos, faça a compostagem de esterco de gado antes de aplicá-lo em seu jardim. (Consulte as Referências 2)

Fertilizantes à base de plantas

A alfafa e as farinhas de soja contêm 3% e 7% de nitrogênio, respectivamente. Farelo de semente de algodão também contém cerca de 7 por cento de nitrogênio; no entanto, o uso excessivo de pesticidas químicos nas culturas de algodão geralmente torna a farinha de algodão imprópria para uso na produção orgânica. A cinza de madeira fornece baixas quantidades de nitrogênio e contém cerca de 6% de potássio. No entanto, também aumenta o pH do solo, portanto, evite usá-lo a menos que você também queira alterar o pH do solo. (Veja Referências 1)

Fertilizantes Minerais

Os fosfatos coloidais, rochosos e de rocha dura adicionam fósforo ao solo. No entanto, as condições do solo podem afetar significativamente a eficácia desses produtos; Um teste de solo pode determinar o produto que é melhor para as suas circunstâncias. Dois fertilizantes convencionais, sulfato natural de potássio e sulfato de potássio e magnésio, ou langbeinita, também são fontes aceitáveis ​​de potássio na agricultura orgânica. Greensand é uma fonte orgânica de potássio, contendo cerca de 7 por cento, que libera lentamente no solo. (Ver Referências 1)

Composto

Muitos jardineiros orgânicos compostam, na esperança de reduzir ou eliminar a necessidade de fertilizantes em sua horta. A menos que você esteja compostando materiais com alto teor de nutrientes, como adubo, no entanto, o composto sozinho pode não alimentar suas plantas adequadamente, dependendo da composição do solo e das necessidades das plantas específicas. Produtores orgânicos normalmente usam composto para melhorar a estrutura, aeração, água e capacidade de retenção de nutrientes do solo. (Ver referências 3)