Exemplos De Normas No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Normas não são as mesmas em todas as empresas.

Normas estão em toda parte, e sem estarem cientes disso, as pessoas as seguem a maior parte do tempo. As normas ajudam a criar uma sensação de segurança e fornecem orientação. Se você for convidado para uma entrevista de emprego, uma norma é usar roupas profissionais para expressar respeito pelo seu potencial empregador, e o entrevistador pode ver que você sabe se vestir no ambiente de trabalho. No entanto, deixar de aderir a certas normas pode expor você a sanções formais ou informais.

Normas de local de trabalho são normas masculinas

As normas masculinas continuam a dominar os locais de trabalho, embora as mulheres representem quase metade da força de trabalho americana. Uma dessas normas é dedicar totalmente seu tempo e energia ao seu trabalho. As mulheres que trabalham meio período ou que cuidam dos membros da família são frequentemente vistas como não-dedicadas. De acordo com a pesquisa apresentada na conferência da Rede de Pesquisadores do Trabalho e Família de 2012, durante a última recessão, as mães enfrentaram uma "pena de maternidade", enquanto os homens receberam um "bônus de papai" em relação à duração do desemprego e do salário. Além disso, os homens ainda não tiram férias familiares com muita freqüência, e a conclusão que muitos gerentes fazem é que os homens são mais dedicados a seus empregos.

As normas de gênero são difundidas

Os estilos de comunicação são outro bom exemplo da presença de gênero normas preconceituosas no local de trabalho. Os estilos de comunicação masculinos tendem a ser funcionais e concentram-se na criação de resultados, enquanto os estilos de comunicação femininos são frequentemente expressivos e concebidos para criar apoio social. A ex-palestrante Dra. Fiona Sheridan, da Universidade Nacional da Irlanda, descobriu que as normas relacionadas à fala masculina eram favorecidas em detrimento das normas relacionadas à fala feminina em seu estudo sobre uma organização multinacional americana. Isso pode criar desvantagens para as mulheres em muitos contextos diferentes. Em uma reunião com seus colegas do sexo masculino, seu estilo de comunicação poderia encorajar seus colegas do sexo masculino a falarem sobre você, porque eles não avaliam seu estilo falante como apropriadamente dominante.

Uma Norma Não é uma Norma

As normas variam dependendo da grau de obrigação, o grau em que os indivíduos estão cientes deles, e os indivíduos aos quais eles se estendem. Algumas normas podem ser seguidas, outras devem ser seguidas e outras devem ser aprovadas. Se houver uma regra em seu local de trabalho em que todos devem limpar a máquina de café depois de usá-la, alguns colegas seguirão essa regra e outros não. Não limpar a máquina de café não vai te demitido, mas você pode se encontrar alvo de descontentamento entre seus colegas. Observe os comportamentos em seu local de trabalho para entender melhor as normas existentes.

Uma questão de subjetividade

Algumas normas no local de trabalho não devem ser desrespeitadas, mas às vezes as pessoas definem as normas de maneira diferente ou atribuem diferentes significados a elas. Uma dessas normas é que o assédio sexual não é tolerado no local de trabalho. No entanto, a Dra. Justine Tinkler, da Universidade de Stanford, descobriu que o que homens e mulheres definem como assédio sexual depende de quão ambíguos e ameaçadores no local de trabalho eles experimentam regulamentos relativos a essa ofensa. Tinkler descobriu que as supervisoras do sexo feminino resistiram a definir piadas ou comentários sexuais como assédio. Quanto melhor você entender as normas em seu local de trabalho, mais bem-sucedido será capaz de orientar sua carreira.