Exemplos De Ambiguidade No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A ambigüidade causa estresse e distrai os funcionários de seu trabalho.

A ambigüidade é mais do que inquietante; pode ser assustadoramente Os humanos têm uma estranha atração pelo medo, o que explica a popularidade de filmes de terror, esportes radicais e montanhas-russas. Os funcionários tendem a obter informações incompletas ou pouco claras e preencher lacunas com os piores cenários que podem inventar. Normalmente, a verdade é muito menos assustadora do que o que os funcionários estão imaginando.

Tarefa Ambiguidade

Alguns chefes distribuem tarefas com direções incompletas. Eles podem fazer isso porque estão ocupados e não dedicam tempo para pensar sobre quais informações os funcionários precisam para concluir o trabalho. Ou eles podem ter confiança em seus subordinados e assumir que eles sabem o que fazer. Em qualquer caso, um funcionário que recebe instruções ambíguas é deixado em uma situação embaraçosa. É difícil concluir uma tarefa com informações ou instruções incompletas, mas pode ser arriscado pedir orientação porque o chefe pode ficar irritado ou achar que o funcionário é incompetente.

A ambigüidade da mudança

Quando grandes mudanças são iminentes - revisões no sistema de avaliação de funcionários, mudanças na estrutura de remuneração ou modificações na estrutura interna da empresa - informações preliminares são geralmente incompletas e ambíguas. Os executivos geralmente iniciam o lançamento antes de terem resolvido os detalhes. Essa pode ser uma tática inteligente, pois permite a entrada e ajustes dos funcionários antes que o sistema seja finalizado, mas é estressante, porque há muitos “e se”.

Respostas Ambíguas

Um funcionário que traz um projeto concluído para um chefe está ansioso por indicação de quão bem ele o fez. Se o chefe tende a ser discreto ou está ocupado demais para olhar para o projeto, ele pode fazer uma observação não comprometida, como "Obrigado", ou simplesmente concordar com a cabeça. O empregado fica se perguntando se isso significa que o chefe está satisfeito, se ela se importa pouco com o projeto ou se está segurando a língua porque está descontente, mas não quer perturbar o empregado por ser excessivamente crítica. A ambigüidade inerente incomoda o funcionário porque ele não sabe se o chefe acha que seu trabalho é bom.

Conquistando a ambigüidade

A comunicação é a melhor maneira de remover a ambigüidade e a ansiedade que a acompanha. Se você é o chefe, certifique-se de que suas instruções sejam claras e pergunte aos seus funcionários se eles têm alguma dúvida ou precisam de mais ajuda de você. Ao fornecer informações sobre mudanças, forneça o máximo de detalhes possível e, se possível, traga palestrantes convidados, como profissionais de recursos humanos, para preencher lacunas e responder a perguntas. Se você é um subordinado, peça esclarecimentos ou comentários quando se deparar com ambiguidades e não hesite em expressar suas preocupações sobre mudanças no local de trabalho. Você pode identificar algo que a gerência não tenha considerado - e você será um herói por apontar isso.