Exemplos De Ação Afirmativa No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A ação afirmativa deve aumentar a diversidade no local de trabalho.

As empresas que desejam ser mais diversas podem tentar atingir esse objetivo implementando um programa de ação afirmativa . A ação afirmativa refere-se a uma variedade de políticas diferentes destinadas a corrigir problemas conhecidos com discriminação na empresa ou a garantir que as políticas atuais da empresa não discriminem não intencionalmente.

Objetivos não Cotas

O mais conhecido e também o mais tipo controverso de programa de ação afirmativa é o sistema de destino. Por exemplo, se uma empresa tem um histórico de não promover mulheres à alta gerência, ela pode implementar um programa de ação afirmativa para recrutar e contratar mais mulheres para cargos de destaque. Para verificar quão bem ele está atingindo essa meta, a empresa pode estabelecer metas que visem aumentar a porcentagem de mulheres contratadas para cargos mais altos, para 30% em cinco anos, depois 50% em 10 anos. Os tribunais decidiram que esse tipo de programa é legal desde que as metas sejam metas e não cotas. Se a empresa escolhe uma mulher qualificada sobre um homem qualificado para ajudá-la a atingir sua meta, essa decisão seria legal. Seria ilegal escolher uma mulher não qualificada unicamente para atender a uma cota fixa.

Recrutamento para a Diversidade

Outro tipo comum de programa de ação afirmativa é mudar a forma como a empresa recruta novas contratações. Por exemplo, uma empresa que procura contratar mais mulheres pode enviar representantes para uma feira de emprego em uma faculdade exclusivamente feminina, ou enviar anúncios de novas vagas de emprego para a organização de uma mulher. Uma empresa que busca recrutar mais candidatos de minorias usaria uma estratégia similar para alcançar grupos minoritários. Em vez de apenas publicar um anúncio de emprego e esperar para ver quem se inscreve, a empresa anuncia ativamente a mulheres e minorias para que saibam que são bem-vindas.

Removendo barreiras injustas

Outro programa comum de ação afirmativa é revisar o políticas de contratação e promoção da empresa para quaisquer barreiras injustas a mulheres ou minorias. Por exemplo, se a empresa tende a promover aqueles que nunca levam dias doentes ou usam férias ou licença maternidade, algumas mulheres podem ser colocadas em uma posição onde devem escolher entre responsabilidades familiares e objetivos de carreira. A empresa pode ter mais sucesso em recrutar mulheres candidatas ao instituir uma política mais flexível.

Mentoring for Diversity

A mentorização é uma prática comum em muitas empresas e pode ser uma fonte de discriminação quando funcionários seniores apenas orientam funcionários juniores da empresa. mesmo sexo ou origem racial. O mentoring também pode ser usado para promover a diversidade, associando funcionários seniores a funcionários juniores de diversas origens. O padrão que deve ser seguido com qualquer programa de ação afirmativa é a flexibilidade. É legal considerar o gênero como um fator para promover a diversidade. Não é legal basear as decisões exclusiva ou primariamente no gênero.