Níveis Renais Elevados Em Gatos E Cirurgia

Autor: | Ultima Atualização:

Hemorragia pré-anestésica pode revelar doença renal subclínica em gatos.

Se o seu gato estiver fazendo uma cirurgia ou for anestesiado, seu veterinário realizará exames de sangue para determinar a saúde geral do seu gato e garantir que seus órgãos internos estejam funcionando adequadamente. Se os resultados mostrarem elevações nos valores dos rins, seu veterinário poderá alterar o plano anestésico ou realizar testes adicionais.

Valores Renais Elevados

Quando seu veterinário faz o trabalho de sangue em seu gato, ela está olhando para os níveis de compostos liberados no sangue que são específicos para certos órgãos. Quando um órgão não está funcionando adequadamente, os níveis desses compostos serão elevados na corrente sanguínea. O rim é responsável por dois compostos na corrente sanguínea - nitrogênio ureico e creatinina. O azoto da ureia no sangue pode estar elevado por desidratação ou por um funcionamento inadequado do rim. A creatinina geralmente é elevada apenas quando o rim não está funcionando adequadamente.

Causas da doença renal em gatos

A doença renal é uma das doenças mais comuns em gatos com mais de 10. Nestes gatos mais velhos, a função renal diminui gradualmente ao longo do tempo à medida que o tecido cicatricial se forma nos rins e eles começam a encolher. Gatos mais jovens podem sofrer de doença renal secundária a infecções, exposição a substâncias tóxicas, como plantas venenosas ou anticongelantes ou a pedras nos rins. A maioria dos gatos mais jovens que sofrem de doença renal apresentará sintomas de doença. Gatos mais velhos com declínio precoce da função renal podem não apresentar sintomas evidentes, e o problema pode ser encontrado apenas quando o exame de sangue é realizado.

Anestesia e Doença Renal

A doença renal aumenta os riscos associados à anestesia em gatos. Alguns dos medicamentos usados ​​durante a anestesia precisam ser removidos do corpo pelos rins, então um gato com insuficiência renal pode necessitar de uma dose menor do medicamento. A doença renal também pode aumentar a pressão arterial em gatos e pode causar alterações em seus eletrólitos. Seu veterinário pode personalizar o protocolo de anestesia para o seu gato com base nos resultados do seu trabalho com sangue ou pode decidir adiar um procedimento eletivo se o risco de anestesia for muito alto para o seu gato.

Gatos normais

É possível que o seu gato tenha valores renais moderadamente elevados e ainda tenha rins normais em funcionamento. Muitas vezes os gatos jejuam durante a noite antes de uma cirurgia programada, e é possível que uma desidratação muito leve possa elevar temporariamente o nível de nitrogênio uréico no sangue. Outros gatos podem ter níveis de nitrogênio ureico ou creatinina no sangue que são apenas ligeiramente elevados e podem ser normais para esse gato individual. Seu veterinário pode recomendar verificar novamente os valores em uma data posterior para ter certeza de que não há problemas sérios em seu gato.