Eosinófilos Elevados Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Glóbulos brancos elevados podem indicar várias condições diferentes.

Seu veterinário fez um teste de contagem de sangue em seu gato, e agora ele está dizendo que aumentou os eosinófilos. Yikes! Soa mal, mesmo depois que o médico explica o que são os eosinófilos. Mantenha a calma e não entre em pânico ainda. A condição não indica necessariamente uma doença horrivelmente traumática.

O que são eosinófilos

Um aumento ou diminuição dos diferentes glóbulos brancos alertará o seu médico de que algo está acontecendo com a saúde do seu gato. Existem diferentes tipos de glóbulos brancos que combatem diferentes problemas no corpo, e os eosinófilos estão entre os glóbulos brancos específicos que têm a responsabilidade de lidar com problemas auto-imunes, infecções, alergias, asma e parasitas.

Indicações de um aumento

Se o seu veterinário testou o seu gato para chegar ao fundo de sintomas como espirros, tosse, comichão, dificuldade em respirar, uma condição de pele inesperada, secreção dos olhos ou nariz, ou uma combinação de qualquer um deles, eosinófilos elevados irá ajudar confirmar o diagnóstico. Encontrar uma superabundância desses glóbulos brancos específicos nem sempre requer um exame de sangue. Uma lavagem traqueal é um teste que revela presença abundante de esoinófilos no trato respiratório inferior do seu gato se ela tiver asma

Câncer é Raro

Muitas vezes, o primeiro pensamento quando se ouve "contagem elevada de leucócitos" é leucemia. Mas os casos da doença associados especificamente com altos níveis de eosinófilos são raros. Se o seu veterinário está preocupado que uma contagem elevada de glóbulos brancos de qualquer tipo indica câncer é uma possibilidade, ele irá realizar testes específicos para descartar ou confirmar um câncer.

Tratamento de alergias e asma

Em uma nota positiva, elevado eosinófilos no sangue do seu gato geralmente indicam uma das causas menos graves, como uma alergia ou possivelmente asma. Os sintomas perceptíveis de cada um são os mesmos, mas a asma é um problema com as vias aéreas - assim, com a asma, é improvável que você veja sintomas como coceira, corrimento nasal e olhos lacrimejantes. Não há cura para nenhuma das duas condições, mas existem maneiras de gerenciar as duas. Você não precisa começar a planejar maneiras de fazer com que seu gatinho use um inalador; em vez disso, você pode administrar broncodilatadores felinos, esteróides e anti-inflamatórios em forma de pílula ou como injeções. Alergia medicamentos como anti-histamínicos e corticosteróides são facilmente dadas, e tiros de alergia também são uma opção.