Níveis De Eletrólitos Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

A fluidoterapia reidrata seu gato e restaura o equilíbrio eletrolítico.

Sempre que levar seu gatinho doente ao veterinário, uma das avaliações básicas de diagnóstico que o veterinário provavelmente realizará é um perfil de química do sangue. Além de avaliar as funções do rim e do fígado do seu gato, este teste avalia os níveis de eletrólitos. Os resultados irão determinar o seu tratamento.

Electrólitos

Os electrólitos são carregados com iões minerais dissolvidos a partir de sais; Eles circulam pela corrente sanguínea e pelos fluidos corporais do seu gato. Os eletrólitos desempenham um papel na manutenção das funções cardíaca, neurológica, muscular e digestiva. Sódio, cloreto, potássio, cálcio, fosfato, magnésio e bicarbonato são todos eletrólitos. Os rins do seu gato regulam e mantêm o equilíbrio ideal destes eletrólitos com a ajuda de várias secreções hormonais de suas glândulas pituitária, tireóide e supra-renais. Perda de líquidos pode perturbar o equilíbrio de eletrólitos, como durante episódios de vômito ou diarréia. Os níveis aumentados ou diminuídos de certos eletrólitos podem indicar doenças específicas.

Desidratação

Um sinal de desequilíbrio eletrolítico é a desidratação, que resulta quando o gato perde água e eletrólitos mais rápido do que consegue reabastecê-los. Isso pode ocorrer através de vômitos ou diarréia; o resultado é uma depleção de sódio, potássio e cloreto. Você pode notar seu veterinário beliscar a pele do seu gato. Este é um teste simples para o status de hidratação. Se a pele dela ficar comprimida depois que ele soltar, o gatinho está desidratado. O veterinário irá recomendar hidratação. Ao avaliar os níveis de eletrólitos do sangue, o veterinário pode adaptar fluidos para corrigir desequilíbrios. Os testes também ajudam a determinar se alguma doença subjacente está causando seus sintomas.

Equilíbrio

Várias condições médicas podem destruir os níveis de eletrólitos do seu gato, incluindo doença renal crônica, pancreatite, doença de Addison e hipertireoidismo. A doença inflamatória intestinal pode restringir a absorção de eletrólitos pelo seu gato de sua alimentação. Micção excessiva, como visto em gatos com diabetes, resulta em perda de eletrólitos. Por outro lado, um gato que está sofrendo de obstrução urinária irá mostrar um aumento de potássio, o que pode levar à insuficiência cardíaca. Para evitar que esse equilíbrio entre os níveis de eletrólitos ideais se torne muito precário, busque atenção veterinária caso seu gato tenha demonstrado algum sinal de doença.

Prevenção

Tome medidas para evitar o desequilíbrio eletrolítico. Alimente uma dieta de qualidade que contenha conteúdo mineral balanceado. Assegure-se de que o seu veterinário o considera nutricionalmente ideal para a idade e estado de saúde do seu gatinho. Oxalatos em certas plantas são tóxicos para gatos; sua ingestão pode levar a níveis elevados de cálcio, portanto desencoraje mordiscadas perigosas banindo essas plantas de sua casa. Desequilíbrios eletrolíticos podem rapidamente se tornar emergências; Se seu amigo felino vomitar repetidamente, tiver diarréia ou começar a apresentar sintomas como fraqueza, alterações nas taxas respiratórias e cardíacas, comportamento ansioso ou letargia, não demore a visitar seu veterinário.