Efeitos Da Comunicação Negativa No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os funcionários podem perder a motivação como resultado da comunicação negativa.

Fazemos nosso melhor trabalho em ambientes que promovem entusiasmo e nos motivam a alcançar nossos objetivos e metas . A comunicação positiva é um sinal de um ambiente de trabalho positivo, enquanto a comunicação negativa pode nos atrapalhar rapidamente. A comunicação negativa no local de trabalho é responsável por reduções no desempenho, entusiasmo e criatividade dos funcionários. As doenças desencadeadas pelo estresse resultante podem impactar ainda mais a organização por meio do absenteísmo. Todas essas repercussões se traduzem em perdas de desempenho e receita para empresas que permitem a comunicação negativa continuar.

Liderando pelo exemplo

As organizações podem evitar perdas financeiras associadas à comunicação negativa selecionando e desenvolvendo líderes que forneçam feedback saudável e construtivo. Esses líderes promovem comportamentos positivos nos funcionários e têm a capacidade de formar uma força de trabalho coesa. Em contraste, um líder com um estilo de comunicação tóxico que degrade publicamente os funcionários sinaliza a outros membros da equipe que tanto o estilo de liderança quanto o comportamento são aceitáveis. Uma vez que um comportamento é reconhecido como aceitável em uma organização, ele se infiltra na cultura corporativa - e, uma vez que qualquer comportamento se torne parte da cultura corporativa, qualquer tentativa de transformá-lo torna-se um grande empreendimento. Os líderes realmente lideram pelo exemplo

Produtividade e precisão no ambiente de trabalho

A produtividade no local de trabalho depende do envolvimento ativo dos funcionários. A comunicação negativa, seja de superiores ou colegas, pode levar rapidamente ao desligamento. Os funcionários podem sentir o estresse da situação, o que pode afetar sua atenção aos detalhes e colocá-los em risco de cometer erros. Os funcionários que experimentam negatividade tendem a se concentrar em como eliminar ou evitar a fonte do problema, em detrimento de pensar ativamente em suas responsabilidades de trabalho. Nos negócios, o resultado pode significar perdas financeiras. Na saúde, as conseqüências podem ser fatais.

Cultura no local de trabalho

A cultura de um local de trabalho representa suas normas comportamentais. A comunicação positiva gera resultados positivos e serve como fonte de motivação e criatividade. O contrário também é verdade. A negatividade gerada por qualquer funcionário pode ter um efeito negativo na cultura do local de trabalho. Se os líderes não tomarem medidas para evitar uma ocorrência repetida, outros líderes e funcionários verão o comportamento negativo como aceitável. Alguns até começam a exibir os mesmos comportamentos. As organizações não podem permitir que tal comportamento prolifere. O progresso em direção a metas e objetivos irá parar à medida que a atenção for direcionada para enfrentar conflitos.

Custos de Mão-de-obra

O funcionário que recebe a comunicação negativa não é o único que perderá o foco e sentirá estresse. Qualquer um que testemunhe isso experimenta isso. Em casos extremos, os funcionários em situação de estresse podem encontrar problemas de saúde que os obrigam a tirar licenças prolongadas. As cargas de trabalho devem então ser redistribuídas para outros colegas ou contrato de trabalho. Colegas que assumem a carga extra podem ver seu trabalho regular sofrer e sentir a necessidade de trabalhar por mais horas, o que custa ainda mais à empresa em horas extras ou até absenteísmo adicional, já que esses trabalhadores começam a ser afetados pelo estresse. Em última análise, as empresas podem enfrentar um alto grau de rotatividade de funcionários à medida que os funcionários saem para escapar do problema.