Efeitos De Um Estereótipo Cultural No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os locais de trabalho que toleram estereótipos culturais provavelmente terão falta de criatividade e novas idéias.

Opressão, alto estresse e baixo desempenho no trabalho são apenas alguns efeitos de estereótipos culturais no local de trabalho. Os sinais de que os estereótipos podem estar ocorrendo em seu escritório incluem piadas sexistas ou racistas, assim como certos grupos de pessoas sendo excluídos das atividades extracurriculares e não sendo considerados para oportunidades promocionais e de liderança. Embora alguns estereótipos culturais pareçam inofensivos, é importante lembrar que os estereótipos afetam negativamente o bem-estar dos funcionários e os lucros das empresas.

Market Share

Apesar do progresso dos Estados Unidos em termos de igualdade, os estereótipos culturais ainda são predominantes e prejudiciais. Isso é ruim para os negócios porque os locais de trabalho que permitem ou promovem estereótipos provavelmente se encontrarão com baixa participação de mercado. Uma equipe diversificada pode atrair um grande número de diferentes pessoas e mercados, ajudando a aumentar os lucros. De fato, o Escritório do Censo dos EUA informa que, até o ano de 2050, as minorias de hoje serão responsáveis ​​por mais da metade da população. Isso significa que a diversidade só aumentará em importância ao longo dos anos.

Talento

Encontrar e manter funcionários talentosos é de grande interesse para a maioria dos funcionários e empregadores. Os talentosos e educados candidatos a emprego geralmente não estão interessados ​​em trabalhar para uma empresa que não valoriza a diversidade porque eles entendem que a falta de diversidade impede o crescimento e o sucesso. Além de serem incapazes de atrair novos talentos, os escritórios que participam de estereótipos culturais provavelmente não manterão os funcionários qualificados por muito tempo. Não importa quão estelares sejam as suas habilidades de trabalho, se seus colegas de trabalho estiverem reforçando estereótipos culturais prejudiciais, você estará fadado a ser afetado negativamente e pode eventualmente desistir. Essa alta rotatividade é cara e pode custar aos empregadores 50% ou mais do salário de cada ex-funcionário, de acordo com um estudo de 2005 da AARP.

Inovação

A maioria das pessoas gosta de se sentir incluída e valorizada. Eles querem trabalhar em um escritório que seja encorajador e fortalecedor. Estereótipos culturais excluem e marginalizam não apenas as pessoas que são estereotipadas, mas também aquelas que não concordam com o estereótipo. De acordo com um estudo de 2011 realizado pela Forbes Insights, uma divisão de pesquisa da Forbes, esse tipo de ambiente não promove a inovação, o que é importante para o crescimento e sustentação de sua empresa. Criatividade e novas idéias são prejudicadas em um ambiente de trabalho repleto de estereótipos culturais, porque os funcionários não terão confiança e motivação.

Soluções

Os funcionários geralmente seguem o exemplo da gerência. Abordar e resolver os estereótipos culturais negativos no escritório começa com a liderança da empresa. Os supervisores devem estar em comunicação regular com sua equipe sobre o que está funcionando bem e para idéias de melhoria. Um sistema deve estar em vigor para monitorar a retenção de funcionários e fatores que afetam a rotatividade. Conduzir entrevistas de saída quando os funcionários saem é uma boa maneira de obter feedback honesto. As empresas devem indicar que valorizam a diversidade empregando líderes qualificados etnicamente e racialmente diversos. Isso mostra aos funcionários que os estereótipos culturais não estão presentes ou são tolerados.