O Efeito Do Aumento Da Taxa De Juros Nos Fundos De Obrigações Gnma

Autor: | Ultima Atualização:

Os fundos Ginnie Mae proporcionam rendimentos de obrigações garantidas pelo governo

Você pode gostar da ideia da Government National Mortgage Association - Ginnie Mae, ou GNMA - fundos de obrigações: Ganhe juros garantidos pelo governo com uma taxa maior do que os juros dos títulos do Tesouro. Esse recurso faz com que a Ginnie Mae financie uma boa escolha para investimentos em renda. Se você possui um fundo Ginnie Mae, porém, uma coisa que você não vai gostar são os efeitos negativos de curto prazo do aumento das taxas de juros. Mas o rendimento de seu fundo acabará alcançando as taxas mais altas.

Quem é Ginnie Mae?

A GNMA promove a compra da casa própria garantindo o pagamento do principal e dos juros dos empréstimos para habitação feitos através da Federal Housing Administration (FHA) e Departamento de Assuntos de Veteranos (VA). Os empréstimos FHA e VA são reunidos em grupos de hipotecas semelhantes, e os pools fornecem o fluxo de caixa para garantir os títulos lastreados em hipotecas Ginnie Mae. Ginnie Mae não emite ou vende títulos hipotecários. A agência apenas fornece a garantia para as hipotecas que apóiam um título da Ginnie Mae

Ginnie Mae Função do Fundo

Um fundo da Ginnie Mae é um fundo de títulos que possui uma carteira de títulos garantidos por hipotecas da Ginnie Mae. Como os títulos Ginnie Mae de propriedade do fundo fazem pagamentos mensais, o fundo de títulos repassa os juros para financiar investidores na forma de dividendos mensais. Os títulos da Ginnie Mae são títulos negociáveis, de modo que o preço das ações de um fundo da Ginnie Mae flutua com a mudança dos preços dos títulos. Os pagamentos de um título da Ginnie Mae refletem as hipotecas que apóiam os títulos e consistem em juros e retorno do principal. Um fundo de obrigações retira os montantes principais para reinvestir em mais títulos Ginnie Mae, e passa os juros aos investidores.

Ginnie Mae Rende

Embora os juros de um título Ginnie Mae provenham de um conjunto de hipotecas pagando todos os mesmos taxa, o rendimento de um desses títulos pode ser significativamente diferente. O mercado de títulos ajustará o preço dos títulos da Ginnie Mae de modo que o rendimento seja tipicamente 0,5% a 1% maior do que os títulos do Tesouro com vencimentos semelhantes. Assim, ao longo do tempo, um fundo de obrigações da Ginnie Mae renderá um spread semelhante sobre um fundo de obrigações do Tesouro.

Taxas em alta, preços em queda

Um facto básico dos investimentos em obrigações é que as taxas de juro crescentes resultam na queda dos preços das obrigações. Em um ambiente de taxa crescente, os preços dos títulos da Ginnie Mae e os preços das ações dos fundos da Ginnie Mae declinam. A cifra de "duração média" publicada por um fundo de títulos informa o quanto o preço das ações do fundo mudará com uma variação de 1% nas taxas de juros. Por exemplo, um grande fundo GNMA cita uma duração atual de 3,2 anos. Isso significa que um aumento de 1% nas taxas de juros do mercado resultará em uma queda de 3,2% no preço das ações do fundo.

Eventual Dividendos Mais Elevados

A carteira de um fundo da GNMA não é estática. O fundo recebe os pagamentos principais dos títulos e o dinheiro do novo investidor, e a administração pode comprar e vender títulos para encontrar valores melhores. Os preços das ações em queda resultam em um rendimento atual mais alto, mas esse fato é de pouco conforto para os investidores que viram seus valores de conta caírem. Como um fundo Ginnie Mae é capaz de comprar novos títulos com rendimentos mais elevados, os pagamentos de dividendos começarão a aumentar lentamente, resultando em maior renda para os investidores. No entanto, o aumento nos pagamentos de dividendos acontecerá em um ritmo muito mais lento do que a queda nos preços das ações quando as taxas aumentarem.