O Efeito Da Deflação Na Dívida

Autor: | Ultima Atualização:

A longo prazo, a deflação custa-lhe dinheiro

A deflação é uma coisa relativamente simples. Refere-se à queda dos preços. Embora isso possa parecer uma coisa boa, na verdade não é. Um dos maiores problemas com isso é que efetivamente aumenta o custo de seus débitos. Uma vez que a deflação também é prejudicial para a economia como um todo, ela também pode aumentar o risco de você não conseguir pagar suas dívidas.

Entendendo a deflação

À primeira vista, a deflação parece uma coisa boa. É legal quando os preços caem. No entanto, há uma diferença entre quedas de preço isoladas para certos itens e deflação em toda a economia. Quando os preços caem em um determinado item, como gasolina ou computadores, os consumidores obtêm o benefício e são capazes de gastar mais dinheiro em outras coisas. Quando os preços caem em tudo, os consumidores e as empresas começam a recuar nos gastos, esperando preços ainda mais baixos. Essa redução na atividade econômica pode causar uma recessão ou uma depressão

Como funciona a dívida

Quando alguém lhe empresta dinheiro, ele supõe que você o estará devolvendo no futuro com dinheiro que vale menos do que hoje. É por isso que ele cobra juros. Parte disso o compensa por deixar você usar o dinheiro dele e o resto ajuda a protegê-lo contra a inflação. Afinal, se a taxa de inflação for de 3% ao ano e ele não conseguir pelo menos 3%, ele perderá dinheiro.

Deflação e taxas de juros

A deflação tem um benefício a curto prazo: pode diminuir taxa de juros. Se os credores souberem que serão pagos com dinheiro mais valioso do que o dinheiro que emprestam, podem cobrar menos juros e ficar em melhor situação. Se você tem dívidas com taxas de juros variáveis, você pode se beneficiar um pouco da deflação

Deflação e Custo da Dívida

Mesmo se a taxa de juros da sua dívida cair, o custo efetivo da dívida aumenta. Como o dólar compra mais em tempos deflacionários, mas o pagamento da dívida continua o mesmo, você está realmente pagando mais. Por exemplo, imagine um pagamento de hipoteca de US $ 1.000. Você poderia gastar US $ 1.000 para pagar sua hipoteca, ou você poderia comprar 300 galões de gasolina com ela. Se a deflação chegar e o gás cair para US $ 2,00 por galão, você estará dando ao banco 500 galões de gás, aumentando efetivamente o custo desse pagamento.

Deflação e seu trabalho

A deflação tem um valor ainda maior risco. Como a queda dos preços tende a reduzir os gastos, a deflação leva a uma economia cada vez menor. Se as pessoas compram menos produtos, as empresas precisam de menos pessoas para produzi-las. Isso pode levar a amplas perdas de emprego. Se você perder seu emprego, você pode acabar incapaz de pagar suas dívidas.