Doxycycline Use Em Gatinhos

Autor: | Ultima Atualização:

"Talvez se ela não me ver, ela não vai me dar esse remédio desagradável."

Aquelas bactérias nocivas boas para nada podem fazer o seu gatinho vida miserável - até que eles se encontram doxiciclina. A doxiciclina mata certos tipos de bactérias e ajuda o seu filho a se sentir alegre e hiperativo novamente. Este medicamento tem efeitos colaterais em gatinhos, embora um em particular seja exagerado

Usa

Quando bactérias nocivas decidem chamar o corpo do seu gatinho para casa, o veterinário pode combatê-las com doxiciclina. Este antibiótico de tetraciclina é tipicamente administrado uma vez por dia. É freqüentemente usado para levar infecções desagradáveis ​​para o lixo. Estes incluem a doença de Lyme, clamídia e infecções do trato urinário. A clamídia é especialmente comum em gatinhos que passaram suas curtas vidas em abrigos. É vital que você administre doxiciclina por quanto tempo seu veterinário der instruções, mesmo que seu gatinho esteja voltando de sua doença.

Dentes Amarelos

Quando esses dentes do bebê caírem, você provavelmente espera que dentes adultos saudáveis ​​e brancos crescer como substitutos. Algumas fontes alertam para a possibilidade de coloração amarela permanente nos dentes adultos dos gatinhos que receberam prescrição de doxiciclina nos primeiros dois meses. Certos antibióticos de tetraciclina podem causar manchas amarelas. Mas John D. Bonagura e David C. Twedt, autores de "Kirk's Current Veterinary Therapy, 14ª Edição", dizem que faltam evidências de que a doxiciclina cause essa coloração em filhotes.

Estenose Esofágica

Se o esôfago se tornar mais estreito, chamado de estenose esofágica. Isso torna a alimentação problemática, causando regurgitação e dor frequentes. Para evitar essa dor, os gatos com estenose esofágica costumam comer menos e perder muito peso. Os comprimidos de doxiciclina podem causar estenoses esofágicas se se dissolverem no esôfago. Isso pode ser evitado perseguindo a pílula com algum líquido saboroso, como caldo de galinha, ou mesmo com água. Como alternativa, você pode conversar com seu veterinário sobre a prescrição de um líquido oral em vez da forma de pílula da doxiciclina

Preocupações

Se você tiver dúvidas sobre a prescrição de doxiciclina do seu gatinho, fale com seu veterinário. Faz parte do trabalho dele resolver suas preocupações. Se você nunca deu medicamento a um gato, pergunte ao seu veterinário como administrar o antibiótico. As seringas para medicamentos líquidos são bastante simples, mas alguns truques podem fazer com que a boca pequena se abra com mais facilidade. As pílulas são um pouco mais complicadas, mas o veterinário pode mostrar onde colocá-las para garantir que elas diminuam. Não é anormal para o seu gatinho parecer enjoado e ter diarreia na doxiciclina, mas outros efeitos colaterais são incomuns. Chame seu veterinário imediatamente se você notar confusão, dificuldade para respirar, vômito ou fezes com sangue, ou qualquer outro efeito colateral grave.