Doxiciclina Para Gatos Com Problemas Respiratórios Superiores

Autor: | Ultima Atualização:

Os antibióticos doxiciclina podem melhorar o seu gatinho se ela tiver uma infecção respiratória superior.

Se o seu veterinário diagnosticar o seu gatinho com uma infecção respiratória superior bacteriana, um antibiótico é uma parte importante do tratamento. A doxiciclina é um antibiótico de amplo espectro na classe das tetraciclinas que às vezes é prescrito para esse fim em gatos. Ele mata as bactérias que causam o problema, reduzindo os sintomas ao longo do caminho.

Tratando uma infecção respiratória superior felina

Os antibióticos são o principal curso de tratamento para uma infecção bacteriana, incluindo aqueles que afetam o trato respiratório superior. Seu veterinário prescreve doxiciclina se ele acredita que a infecção do seu animal de estimação é causada por uma bactéria suscetível. Os sintomas do seu gatinho provavelmente estão principalmente no nariz e na garganta. Eles vão melhorar gradualmente à medida que a bactéria é eliminada. É importante administrar o curso completo da sua receita, mesmo que os sintomas do seu gato pareçam desaparecer; eles podem limpar antes que todas as bactérias sejam mortas. Seu veterinário também pode sugerir outro medicamento para aliviar os sintomas do seu gatinho enquanto a doxiciclina trabalha na causa subjacente. Os cuidados domiciliares consistem principalmente em eliminar a secreção, fornecer bastante água e oferecer muito carinho quando seu gato aparece procurando por ele.

Administração

Uma dose típica de doxiciclina para tratar problemas respiratórios superiores em felinos bacterianos é de 2 mg por libra. de peso corporal administrado duas vezes por dia. Embora isso seja bastante padronizado, sempre atenha-se às especificações de sua prescrição, mesmo que elas sejam diferentes disso. A doxiciclina é geralmente administrada como um comprimido oral ou cápsula. Para limitar ou prevenir efeitos colaterais gastrointestinais, administre o medicamento em uma barriga cheia, depois de uma refeição

Efeitos colaterais

Como na maioria dos antibióticos, diarreia, náusea, vômito e outros problemas gastrointestinais são o lado mais comum efeitos da doxiciclina. Problemas de engolir e erupções cutâneas também podem resultar. Os efeitos adversos graves da doxiciclina que exigem atenção veterinária imediata incluem febre, dores de cabeça intensas, letargia, tontura, lesões, perda de cabelo, vesículas, urina escura ou pequena, icterícia, confusão e fraqueza. A forma de comprimido deste medicamento é conhecida por ficar presa na garganta dos gatos também, causando potencialmente danos esofágicos. Dê ao seu gatinho água em abundância após a administração

Advertências

A doxiciclina pode interagir com muitos outros medicamentos e suplementos, incluindo antiácidos, medicamentos anticoagulantes, barbitúricos e insulina. Verifique se o seu veterinário sabe tudo o que seu gatinho toma quando ele prescreve doxiciclina. Tome cuidado extra ao administrar este antibiótico a gatinhos jovens, gatos prenhes ou lactantes ou com insuficiência hepática ou renal. Reações alérgicas à doxiciclina são possíveis. Não dê a seu animal de estimação se ela teve uma reação de hipersensibilidade a outro antibiótico na família de tetraciclina antes. Se o seu gatinho desenvolver uma erupção cutânea, comichão, urticária, inchaço facial ou dificuldade em respirar, leve-o ao seu veterinário ou a um hospital veterinário de emergência imediatamente.