Cães Que Não Podem Subir Escadas

Autor: | Ultima Atualização:

Se o seu cão parar nos degraus, você tem que descobrir o porquê

Você se esforça para tornar a vida boa para seu cão. Se ela não pode ir lá em cima - dependendo do problema - pode ser temporariamente inconveniente ou comovente para assistir. Se a incapacidade do seu cão de subir e descer escadas é nova, consulte o seu veterinário imediatamente

Envelhecimento, artrite e problemas de saúde

Se o seu cão hesitou em subir as escadas, a artrite é uma causa provável, particularmente se seu animal de estimação está se dando em anos. Para as raças pequenas, a artrite se torna uma preocupação em torno dos 10 anos de idade, para as raças médias é de 8 ou 9 anos e para raças grandes é de 5 a 6 anos. Mesmo sem artrite, o envelhecimento, a displasia da anca e outras condições articulares degenerativas são preocupações. Se seu amigo peludo manca, luta para sentar ou ficar de pé, favorece membros, anda rigidamente, hesita em pular, correr ou ficar em pé, ganha peso ou parece menos interessado em interação e atividade, ela pode não subir as escadas devido à dor causada por artrite e velhice. Naturalmente, qualquer número de problemas de saúde faz com que os cães sintam dor, perdem a força muscular de outra forma interferir com a capacidade de subir e descer os degraus. Seu veterinário precisa avaliar seu animal de estimação o mais rápido possível.

Medo de escadas

Alguns cachorrinhos têm medo das escadas, e eles podem mostrar isso afastando-os completamente ou choramingando quando você os encoraja a subir. Às vezes, isso decorre de uma experiência traumática ou abuso, outras vezes é apenas hesitação por falta de familiaridade. Se o seu companheiro canino é um animal resgatado, o primeiro é uma possibilidade distinta. Paciência e muito reforço positivo podem empurrar o seu cão além do seu medo. Comece apenas fazendo com que ela se aproxime dos passos, oferecendo muitos elogios, carinho e algumas guloseimas quando ela o fizer. Então, dê um passo de cada vez, literalmente. Continue com o reforço positivo, construindo para subir todo o caminho até as escadas no ritmo do seu cão. Não a empurre, grite com ela ou a castigue; você só vai piorar as coisas.

Gerenciando Artrite e Dor

Tratar a artrite do seu cão ou a dor pode permitir que ela suba e desça as escadas novamente. Seu veterinário irá aconselhá-lo sobre o curso correto do tratamento e fornecer as prescrições apropriadas. Não-esteróides anti-inflamatórios, esteroides ou outros analgésicos muitas vezes ajudam. Pergunte ao seu veterinário sobre como dar ao seu cão um suplemento conjunto contendo alguma combinação de condroitina, glucosamina, MSM e ácidos graxos ômega-3. Discuta também uma dieta apropriada e um regime de exercícios para controlar o peso do seu animal de estimação, pois os quilos extras exacerbam os problemas nas articulações e na dor. A fisioterapia também pode ajudar seu cão a recuperar parte de sua mobilidade perdida. Se o seu veterinário diagnosticou outro distúrbio que é responsável pela incapacidade do seu cão de subir escadas, obviamente você precisará seguir o curso apropriado de tratamento.

Ajudando o seu cão

Se o seu cão não puder mais subir escadas, é até você para tornar as coisas mais fáceis para ela. Se você tem um cão pequeno que não está com muita dor, você pode ser capaz de carregá-la para cima e para baixo, conforme necessário; pergunte ao seu veterinário primeiro, no entanto. Caso contrário, a primeira ordem de negócios é, obviamente, relocalizar todos os pertences do seu animal de estimação para o andar em que ela está hospedada. Esteja ciente de isolá-la também. Certifique-se de que todo mundo em casa não esteja inacessivelmente localizado em um nível diferente, muitas vezes ou por longos períodos. Forneça um animal de estimação sênior ou artrítico com uma cama espessa e macia e não a faça caminhar para longe para comer ou pegar suas coisas. Se andar for difícil, mantenha o chão livre de obstáculos.