Cão Suddenly Growling & Protective Do Alimento

Autor: | Ultima Atualização:

O protectiveness do alimento é um instinto de sobrevivência. Os cães selvagens levam muito a sério a proteção dos alimentos

A guarda repentina de alimentos é um comportamento perfeitamente normal em cães. O instinto está dizendo ao seu cão para proteger seus recursos. Isso não quer dizer que seja um bom comportamento ou que você não possa ensiná-lo algumas maneiras à mesa. O truque é ajudar seu cão a aprender que ninguém quer roubar sua comida.

Causas Comportamentais

Um cão pode ser naturalmente protetor de alimentos, pois alguns cães simplesmente têm fortes instintos de sobrevivência e os traços dominantes para os afirmarem. . Esse comportamento é mais provável de se desenvolver gradualmente, embora possa parecer repentino para você na primeira vez que você acidentalmente se aproximar demais quando estiver comendo.

Causas Ambientais

Ele pode desenvolver o comportamento em resposta ao seu ambiente. Por exemplo, se outros cachorros estiverem constantemente colando seus rostos em sua tigela de comida, ele aprenderá a proteger sua comida com rugidos de advertência. Uma vez aprendido, esse comportamento se torna um hábito e qualquer um que se aproxime dele enquanto está comendo pode ser recebido com um rude “vá embora”. Se um cão previamente bem-educado está de repente rosnando e se protegendo com comida, é mais provável que isso ocorra recentemente. experiência, como ser perturbado enquanto come, ter sua tigela removida antes de terminar, ou ter outro cachorro tentando roubar sua comida. Um novo cão que se junta à família é um gatilho clássico para a proteção repentina de alimentos.

Outras Causas

As condições médicas causam agressão alimentar. Por exemplo, se ele tem problemas de dentes ou gengivas, comer lhe causará dor. A dor de comer causará estresse, o que aumentará a probabilidade de seu cão se tornar agressivo ou rosnar quando for abordado. A agressão alimentar relacionada à dor geralmente ocorre de repente. A fome também pode ser um fator agravante. Se você atrasou o trabalho, por exemplo, e seu cachorro não foi alimentado, a fome pode ser uma nova sensação para ele. Se você se aproximar dele enquanto devora sua comida, as chances de ele ser protetor são maiores do que se ele não estivesse com fome.

Comportamentos Associados

A proteção de recursos não se aplica apenas à comida. Você pode notar seu cão sendo protetor sobre seus brinquedos, sua área de dormir e até mesmo você. Cães que guardam seus recursos são tipicamente territoriais por natureza, então latir para os visitantes é um comportamento fortemente associado. Quando os cães amadurecem, seu comportamento muda. Um filhote já brincalhão pode rapidamente se transformar em um adolescente ranzinza que odeia visitantes e assusta quando as pessoas chegam perto de sua tigela.

Correções

A melhor maneira de eliminar esse comportamento é ajudar seu cão a descobrir que sua fonte de alimento não está sob ameaça. Se houver outro cachorro em casa, alimente-o separadamente e não deixe que nenhum deles se aproxime do outro até que ambos tenham terminado de comer. Nunca retire a tigela de comida do seu cachorro enquanto ele ainda estiver perto, mesmo que esteja vazio. Espere que ele se afaste.