O Treinamento Com Pesos Causa Retenção De Água?

Autor: | Ultima Atualização:

A retenção de líquidos do exercício pode fazer com que a escala suba.

Nada é mais frustrante do que ganhar peso enquanto você trabalha duro para mantê-lo ou perdê-lo. Se o seu peso está subindo, apesar de uma dieta limpa e adesão fiel ao seu regime de treinamento de resistência, não surte. O aumento de peso que você está vendo pode ser nada mais do que uma pequena retenção de líquidos. Antes de escrever exercícios e afogar suas frustrações em um sundae de calda quente, considere algumas das principais causas de retenção de água relacionada ao exercício e o que você pode fazer a respeito.

Hipertrofia muscular

Você provavelmente bateu a cabeça ou raspou sua pele em algum ponto e viu como a parte do corpo machucada ficou inchada e vermelha. O inchaço é uma resposta de cura para muitos tipos de lesões, incluindo trauma muscular. Quando você realiza exercícios de treinamento de resistência, seus músculos experimentam lágrimas microscópicas. Esse colapso faz com que seu corpo se reconstrua com um tecido muscular maior e mais denso - um processo conhecido como hipertrofia. Embora essa seja uma parte vital da construção de músculos fortes e tonificados, todas essas pequenas lágrimas musculares podem resultar em retenção de líquidos devido ao inchaço.

Carboidratos

Sua rotina de treinamento de resistência pode estar inadvertidamente causando retenção de líquidos devido ao aumento da ingestão de carboidratos. Carboidratos receberam um nome ruim de dietas da moda e desinformação, mas eles ainda são fonte de energia primária do corpo. Quando as pessoas começam os programas de treinamento de resistência, elas geralmente aumentam o consumo de carboidratos devido à fome elevada decorrente do exercício. Não há nada de errado com isso - seu corpo precisa de carboidratos para realizar um treinamento de peso intenso, e uma dieta com carboidratos insuficientes pode ter efeitos adversos no seu treinamento. Tenha em mente que a ingestão de carboidratos pode causar retenção de líquidos, pois os carboidratos armazenados no corpo retêm água.

Desidratação

Pode parecer contraditório, mas a desidratação pode fazer com que você retenha água. Se você não está consumindo líquidos suficientes para compensar a perda de suor durante os treinos, você pode entrar em um estado de desidratação. Quando isso acontece, seu corpo se agarra a qualquer reserva de água que tem que evitar a desidratação, causando retenção de líquidos

Precauções e dicas

Se você tem retenção de líquidos relacionada à hipertrofia muscular, provavelmente terá que lidar com o processo. No entanto, se o aumento do consumo de carboidratos está inchando você, abandonar o macarrão e arroz por alguns dias pode resolver o problema. Quando a desidratação é o culpado, aumente sua ingestão de água e seu corpo vai liberar o excesso de líquido que está segurando. Sempre consulte seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. Se você está sofrendo de retenção prolongada de água, consulte o seu médico para se certificar de que não é um sinal de algo mais sério.