A Corrida Dá A Você Um Treino De Corpo Inteiro?

Autor: | Ultima Atualização:

A corrida funciona em todos os principais grupos musculares do corpo.

Se você é novo em corrida e acabou de fazer o primeiro treino, é razoável esperar praticamente todas as partes do seu corpo a doer nos dias seguintes. Isso porque a corrida oferece um treino de corpo inteiro, exercitando grupos musculares grandes e pequenos em todo o corpo. Embora você possa se mover com alguma rigidez após sua primeira corrida, fique tranquilo sabendo que o exercício é abrangente.

Músculos Primários

Apesar de oferecer um treino de corpo inteiro, a ação de correr é principalmente resultado do uso de os principais músculos da parte inferior do corpo. Estes músculos incluem os bezerros, isquiotibiais, quadríceps, flexores do quadril e glúteo máximo. Cada músculo desempenha um papel importante na ação da corrida e muitos desses músculos primários são compostos de vários músculos menores. O grande quadríceps femoral, por exemplo, inclui quatro músculos que o ajudam a dobrar o quadril e esticar o joelho.

Músculos de suporte e auxiliares

Os músculos de apoio e auxiliares desempenham um papel menor na corrida do que os músculos primários, mas ainda são importantes. Os músculos de sustentação incluem o bíceps, que você engata quando dobra ou bombeia os braços, os abdominais superiores e inferiores, que ajudam a sua postura enquanto se move, e os músculos das costas. Os músculos intercostais, que circundam o tórax, são músculos auxiliares que ajudam o tórax a se mover durante a inspiração e a expiração. À medida que você respira com mais força, esses músculos funcionam mais.

Segmentando Músculos

Embora o ato de correr trabalhe os músculos por todo o corpo, é possível direcionar certos músculos para construí-los mudando a forma como você corre. Se você quiser tonificar seus glúteos e quadríceps, passe o tempo correndo para cima e para baixo em declives íngremes. Para construir músculos em suas pernas, alternando corrida e corrida, que oferece aos músculos o equivalente a exercícios de perna na academia. Embora seja pouco ortodoxo, correr para trás fortalece as costas, isquiotibiais e quadríceps

Evitar Lesões

Correr oferece inúmeros benefícios para a saúde, mas é possível exagerar e se machucar. A Academia Americana de Médicos de Família recomenda não correr mais do que 45 milhas por semana e aumentar a distância que você corre em pequenos incrementos. Se possível, corra sobre um solo macio e plano e alterne dias de corrida vigorosos com dias de folga ou dias de treino mais fáceis. Como seus sapatos dão suporte e absorvem grande parte do impacto da corrida, troque para sapatos novos depois de percorrer 500 milhas neles.