O Vinho Tinto Faz Alguma Coisa Ruim?

Autor: | Ultima Atualização:

Vinho tinto não é bom.

Você não tem dúvidas sobre todos os benefícios para a saúde que podem resultar da ingestão de quantidades moderadas de vinho tinto. Os pesquisadores observam que as uvas de pele escura contêm poderosos antioxidantes, como o resveratrol, que estão ligados à redução do risco de doenças cardiovasculares. O vinho tinto é uma fonte concentrada de resveratrol, mas contém álcool e outros compostos que podem levar a efeitos colaterais negativos.

Toxicidade alcoólica

Vinho tinto é fermentado a partir de uvas de cor escura, então contém álcool, geralmente entre 8 e 14 por cento por volume. O álcool é principalmente o etanol, que é o menos tóxico para as pessoas, embora ainda seja prejudicial em quantidades maiores. Uma bebida alcoólica por dia é geralmente o limite estabelecido pela maioria dos profissionais de saúde, mas os subprodutos metabólicos do etanol são tratados pelo fígado como uma toxina. O álcool "afina" o sangue e diminui a probabilidade de formar coágulos, o que é útil para prevenir doenças como a aterosclerose, mas não tão bom se você tiver uma lesão que não pare de sangrar. O consumo excessivo de álcool, via vinho ou qualquer outra bebida alcoólica, aumenta o risco de doença hepática, pancreatite, problemas neurológicos, pressão alta, úlceras estomacais e deficiências de vitamina B.

Dores de cabeça

Exagerar com qualquer bebida alcoólica levam a sintomas de “ressaca”, embora beber vinho tinto possa provocar rapidamente um tipo específico de dor de cabeça. Dores de cabeça de vinho tinto podem ocorrer depois de apenas alguns goles e dentro de 15 minutos. As dores de cabeça são frequentemente descritas como enxaquecas e incluem náuseas e rubor facial. Os culpados mais prováveis ​​para desencadear dores de cabeça de vinho tinto são tiramina e histamina. A tiramina é comumente encontrada nas uvas maduras usadas para fazer vinho tinto. A tiramina causa dilatação súbita e contração dos vasos sanguíneos, o que pode desencadear dores de cabeça severas. O vinho tinto também contém histamina, que é a substância química associada às reações alérgicas. Demasiada histamina leva a inflamação e dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode desencadear dores de cabeça.

Azia

Outro efeito colateral comum de beber vinho tinto é azia ou refluxo ácido. O mais provável culpado pela azia são os taninos, que são compostos que dão ao vinho tinto a sua adstringência e amargura. Os taninos são encontrados na pele e nas sementes das uvas, e é por isso que o vinho tinto é tão diferente do vinho branco. A amargura e a acidez do vinho tinto podem perturbar o seu estômago e desencadear uma maior liberação de suco gástrico, que às vezes sai do estômago e chega ao esôfago, causando dor no peito em queimação. Tente evitar o vinho tinto com o estômago vazio e não deite enquanto embebe, porque isso pode provocar alguma regurgitação

Acidez

A acidez do vinho tinto também pode reduzir os níveis de pH dos fluidos e tecidos em seu corpo, que torna-os mais suscetíveis a doenças. A escala de pH é uma medida de acidez, e seu sangue e vários outros tecidos precisam ser alcalinos para funcionar adequadamente. Os taninos e o álcool no vinho tinto são muito ácidos, e se você consumi-los em grandes quantidades, eles podem criar problemas de acidez em seu corpo. Seu sangue precisa ser alcalino, e é cuidadosamente mantido a um pH de cerca de 7,3, mas quando muitos alimentos e bebidas ácidas são consumidos, seu corpo extrai minerais de seus ossos para evitar que seu sangue mergulhe abaixo de 7,0 e se torne ácido. Com o tempo, os ossos se esgotam em minerais e aumenta o risco de desenvolver osteoporose. Muitos patógenos, como bactérias, florescem em um ambiente ácido.