O Estoque Preferencial Geralmente Paga Um Dividendo Fixo?

Autor: | Ultima Atualização:

As ações preferenciais podem fornecer uma fonte estável de renda.

As ações preferenciais são um instrumento de investimento híbrido, pois se assemelha às ações ordinárias e títulos. Os acionistas preferenciais recebem um dividendo anual, que depende do valor nominal da ação e da taxa do cupom. Embora as ações preferenciais forneçam um fluxo de renda mais estável do que as ações ordinárias, os dividendos preferenciais podem ser cortados ou suspensos em circunstâncias excepcionais.

Básico

Embora todas as empresas públicas tenham ações ordinárias, nem todas emitem ações preferenciais. As ações preferenciais prometem ao portador um pagamento de dividendo anual fixo. Ao contrário das ações ordinárias, no entanto, as ações preferenciais não têm direito a voto na assembleia anual de acionistas, na qual o conselho de administração é eleito para o ano seguinte. Outras questões críticas - como uma fusão com outra corporação ou a venda da corporação - também estão abertas para votação na reunião anual. Somente proprietários de ações ordinárias podem opinar sobre quem administra a empresa ou sua direção estratégica de longo prazo.

Dividendos

Os dividendos a pagar aos titulares de ações preferenciais são baseados no valor nominal - também conhecido como valor nominal - e taxa de cupão. Suponha, por exemplo, que a taxa de cupom de uma ação preferencial seja de 7,5% e o valor de face seja de $ 1.000. O dividendo anual por ação das ações preferenciais seria de US $ 1.000 x 7.5 / 100 = US $ 75. Não importa quão lucrativa seja a corporação emissora das ações preferenciais, os acionistas não poderiam receber mais do que essa quantia. Os proprietários de ações preferenciais são, portanto, como um banco que emprestou dinheiro à empresa. O banco também nunca pode esperar obter mais dinheiro do que devia.

Corte de Dividendos / Suspensão

Em circunstâncias excepcionais, a administração da empresa pode cortar ou eliminar totalmente o dividendo pago aos acionistas. As corporações tendem a tomar medidas drásticas apenas em caso de dificuldades financeiras graves e com a aprovação do conselho de administração. Ao contrário de um banco ou de um portador de bônus, que pode processar a corporação por saldos não pagos, os proprietários de ações preferenciais não têm outra opção a não ser esperar que as coisas melhorem e que o conselho aprove os pagamentos de dividendos preferenciais. Proprietários de ações preferenciais geralmente recebem um dividendo fixo, mas eles podem ocasionalmente acabar com um cheque de dividendo menor

Status Preferencial

Quando uma empresa corta ou suspende dividendos para proprietários de ações preferenciais, ela não pode legalmente pagar quaisquer dividendos de qualquer natureza. aos proprietários de ações ordinárias. É por isso que essas ações têm status preferencial. Em caso de falência, também, os detentores de ações preferenciais devem receber o valor nominal total de suas ações antes que os detentores de ações ordinárias possam obter qualquer coisa com o produto da venda de ativos. Se vários anos de dividendos preferenciais tiverem sido perdidos e as ações preferenciais forem cumulativas, todos os pagamentos atrasados ​​devem ser pagos integralmente antes que os proprietários de ações ordinárias possam ser pagos. Se as ações preferenciais não forem cumulativas, no entanto, somente o pagamento de dividendos preferenciais do ano atual deve ser honrado antes que os proprietários de ações ordinárias também possam receber um dividendo.